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O planejamento de conteúdo para redes sociais é uma das etapas mais importantes na hora de produzir conteúdo para marcas, mas como fazer? Por onde começar?

Com o Marketing de Conteúdo, você pode construir um relacionamento com o seu público, atingir novas estratégias para o seu negócio e claro, contribuir para as vendas da sua empresa (ou dos seus clientes). 

Se você ainda está em dúvida sobre o que é a criação de conteúdo, clique aqui e leia este outro post: O que é Marketing de Conteúdo e por onde começar?

Você ainda tem dúvidas sobre como construir um planejamento eficaz para a sua estratégia de conteúdo? Se a sua resposta é sim, a Fahen Carvalho poderá te ajudar a entender do zero sobre o tema. Dê o play e aproveite para criar o seu planejamento de conteúdo!

O que é um planejamento de conteúdo para redes sociais?

O planejamento nada mais é do que um documento onde você irá preencher as informações importantes e estratégicas do conteúdo de uma marca. Este documento tem como função principal te ajudar a organizar e principalmente revisar as estratégias que serão colocadas em prática ao longo da semana/quinzena/mês. 

Um dos maiores erros dos criadores de conteúdo é produzir sem a ajuda de um bom planejamento. Portanto, aqui fica a nossa primeira dica: não deixe o seu planejamento de conteúdo para depois. Este documento será o seu guia e também o guia para a sua equipe (caso você trabalhe com o apoio de outros profissionais).

Quais informações devem estar presentes em um bom planejamento de conteúdo? 

  • Estratégia

Ter uma estratégia bem definida dentro do seu planejamento será o passo mais importante (e que exige mais atenção). Montar uma estratégia de conteúdo não é nada fácil, mas é ela que irá guiar a sua produção. 

O que consiste uma estratégia de conteúdo? 

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A sua estratégia deve ser criada para te mostrar um caminho. Este trabalho é muito desafiador, mas é importante para que você tenha uma meta a seguir. Quando você cria conteúdo sabendo o que esperar de cada ação, fica muito mais fácil identificar o que está dando certo e o que deve ser melhorado. 

Não sabe o que esperar da sua estratégia de conteúdo?

Aqui estão algumas alternativas de objetivos: 

  1. Reforçar a sua marca para o seu público;
  2. Aumentar a sua base de leads;
  3. Contribuir com o suporte ao cliente e atendimento;
  4. Realizar vendas diretas do seu produto ou serviço;
  5. Tráfego para o seu site ou blog.
  • Linha editorial de conteúdo para redes sociais

Como você viu acima, as editorias fazem parte da sua estratégia de conteúdo e elas são essenciais para o seu planejamento. Ter editorias bem definidas é essencial para uma boa organização no seu dia a dia. Se você não define linhas editoriais para cada objetivo, a sua criação pode se tornar uma grande bagunça. 

O caminho para a definição das suas linhas editoriais:

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Você não precisa ter um grande número de linhas editoriais, você pode ter 2, 3, tudo vai depender dos seus objetivos. E se você tem muitos objetivos, vale rever essa ideia. Ter muitos objetivos pode ser perigoso, não podemos esperar tudo de um canal. Você pode dividir os seus objetivos entre: redes sociais, e-mail marketing, ativações no atendimento ao cliente, e por aí vai. 

  • Calendário de conteúdo

Ter um calendário de conteúdo é essencial para quem busca organização na criação e programação dos posts. O calendário vai te ajudar a montar a pauta do que deve ser criado, o que está em ajustes ou o que está aprovado para ser publicado. 

Você pode colocar alguns “status” para as publicações no seu calendário, assim você pode ter uma visão geral da sua semana/mês: 

  1. Em pauta
  2. Em produção 
  3. Em ajustes
  4. Atrasado
  5. Cancelado
  6. Programado

Se você trabalha com outras pessoas, este calendário será perfeito para todos terem uma ideia da rotina e das prioridades.

  • Fique de olho no funil!

O seu conteúdo também deve estar alinhado ao seu funil de vendas. Quem aí se lembra dele? O funil vai te ajudar a criar os seus objetivos e identificar quais conteúdos fazem mais sentido para o momento do usuário. 

Veja o seu funil como um caminho a ser seguido pelo seu público. Ele é retratado com um topo mais largo e uma base menor, pois a atração e a entrada de usuários sempre será maior que o número de conversões realizadas. Por isso, o seu planejamento deve levar em conta essa proporção. 

O seu conteúdo deve funcionar como um guia, para que as pessoas passem por cada etapa e (se tudo der certo) realizem a conversão.

  • O formato do seu planejamento de conteúdo!

Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor formato para construir um bom planejamento de conteúdo, quando na verdade o melhor formato é aquele que funciona para a sua rotina. 

Você pode montar o planejamento de diversas formas: 

  1. Uma planilha do Excel;
  2. Um documento do Word; 
  3. Um caderno;
  4. Em uma ferramenta, como o Trello.

O mais importante é você testar um formato para o seu planejamento e identificar se ele funciona, se você consegue se organizar ou não. Nós vamos te ajudar a dar o primeiro passo!

Com este modelo, você já pode começar a construir o seu planejamento de conteúdo para a semana, para a quinzena e até para o mês. Agora, sem dúvidas você já está mais preparado para construir os seus conteúdos de forma estratégica e organizada. 

Não se esqueça: a criação de conteúdo é um grande universo de testes, o seu planejamento também vai te ajudar a entender tudo o que já foi testado e o que ainda pode ser feito. E aí, preparado para colocar tudo isso em prática em um grande plano? \o/

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