Behavior

É aborrecedor abrir a caixa de e-mail todo dia pela manhã e encontrar aquele acumulado de e-mails de promoções, newsletters ou notificações de redes sociais. Alguns provedores de e-mails até separam isso em categorias, mas ainda há muitas pessoas que estão acostumadas a receber todas essas mensagens numa mesma sessão de e-mail. E a primeira ação é, geralmente, apagar todas essas mensagens sem nem ao menos abri-las.

Esse é o melhor cenário pois, se a mensagem está na caixa de entrada, significa que ela passou pelo filtro de SPAM. Mas quando sua mensagem cai naquele espaço escuro, ignorado e indesejado que é a caixa de SPAM, as chances dela pegar a atenção de alguém é quase nula.

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Então, para você que está produzindo e disparando e-mails, reunimos algumas dicas para que você drible a caixa de SPAM e atinja seus leads de maneira mais objetiva, clara e funcional. Vamos à elas:

1. Atenção aos detalhes

Um dos mais importantes – e mais ignorados – são os campos de From e Assunto. Eles serão detalhes essenciais na hora que seu lead for abrir sua mensagem . É bem comum que, ao ignorar esses dois campos e não dar a atenção devida, seu e-mail nunca nem mesmo chegue à caixa de entrada da pessoa.

A dica é que você preencha esses campos levando em consideração você mesmo. Você abriria a mensagem da forma que seu From e seu Assunto estão preenchidos? Seja sincero.

Outra dica legal é diferenciar o texto no seu Assunto. Filtros de SPAM também buscam padrões em mensagens. Dê aos seu Assunto um texto diferente a cada mensagem.

2. Cuidado com a lista negra de palavras

Existem algumas palavras que não são recomendadas para serem utilizadas no corpo de sua mensagem e também nos campos De e Assunto (subject). Essas palavras são facilmente encontradas em e-mails SPAM e são trigger warnings para filtros como o SPAM Assassin.

Aqui vão algumas palavras, frases e coisas a serem evitadas:

  • Ganhe dinheiro enviando e-mails
  • Trabalhe em casa
  • Divulgue seu/sua
  • 24 horas
  • Vagas abertas
  • Lista de e-mails
  • Lista de contatos
  • Telemarketing
  • Imperdível
  • Promoção
  • Grátis
  • Agora / Já
  • Mala direta
  • Frete grátis
  • Tempo limitado
  • Renda Extra
  • Dinheiro
  • Compre
  • Curso
  • Curso online
  • Perda de peso
  • Oferta
  • Agência de modelos
  • Crédito
  • Não perca tempo
  • Marketing por e-mail
  • Todos os direitos reservados
  • Sigilo Absoluto
  • Dúvidas Conjugais
  • De/Para sua empresa
  • Especialmente para você
  • Consulte-nos!
  • Detetive ou Espionagem
  • Despachamos para todo o Brasil
  • Saiba mais
  • Aproveite
  • Preços / Valores (no campo assunto)
  • Pontuações exageradas no assunto

E sim, é bem fácil que depois dessa lista, você se veja muito limitado e até em dúvida sobre como compor sua mensagem. A dica é a mesma da anterior: Escreva algo que você mesmo abriria.

3. Mantenha seu e-mail simples e leve

Você acabou de receber aquele HTML lindo, com gifs e efeitos especiais. Mas isso é realmente necessário? É muito fácil que uma mensagem com um conteúdo robusto, com um HTML sujo, caia na caixa de SPAM.

Mantenha sua mensagem simples. Evite o uso de fontes desconhecidas ou o uso de duas ou mais fontes na mesma mensagem. O mesmo vale para o background, evite usar mais de uma cor. Mantenha sua mensagem leve, livre de imagens pesadas, de resolução altíssima ou até mesmo o uso de imagens em demasiado.

O simples é dificil, já dizia Martin Scorsese. Mas vale a pena.

4. Cuidado com URL’s

E-mails SPAM geralmente distribuem uma série de links pela mensagem esperando que a pessoa que está lendo o e-mail clique em ao menos um dos links.

Evite o uso de muitos links. A dica é que você utilize apenas um, aquele call to action maneiro, e o coloque num ponto de interesse da mensagem.

Faça uso de encurtadores de links e não jogue os endereços dentro do corpo da mensagem, além de feio, é uma isca para filtros SPAM. O hiperlink é uma solução interessante caso você tenha medo de basear seus links nos encurtadores que podem sair do ar à qualquer hora. Nesse caso, atente-se apenas ao texto que vai albergar o link, levando em consideração a listinha da dica 2.

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Enfim, essas dicas não evitarão que seus e-mais caiam em uma ou outra caixa de SPAM. Mas são detalhes que diminuem muito as chances de que isso aconteça. Dê atenção à esses detalhes porque, afinal, você não vai querer descobrir que sua campanha não foi bem sucedida porque você não se atentou a três ou quatros pontos simples da mensagem.


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