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Por mais simples que seja a pergunta recebemos ela de um usuário que recebe semanalmente as edições do Feijão com Arroz.

Como a ideia do projeto é criar conteúdos básicos que ajudam pessoas, as perguntas são sempre bem-vindas. E caso você tiver qualquer uma pode enviar que vamos encaixar nas pautas e responder transformando em uma edição do Feijão com Arroz.

Vamos a resposta da pergunta!

Para quem faz anúncios no Facebook, e no Instagram talvez o assunto seja algo fácil, pois é uma atividade que regularmente seja feita, mas caso ainda não, então tá mais que na hora de criar públicos personalizados usando emails e números de telefones seus ou do(s) cliente(s) que atende.

Para que serve públicos personalizados?
Diversas maneiras de gerar anúncios para audiências, ou simplesmente para criar públicos semelhantes baseado em listas de clientes, leads ou tantas outras qualificações.

Mão na massa?

Primeiro você só consegue criar públicos personalizados via navegador web, por momento nenhum dos aplicativos MOBILE do Facebook ou Instagram permitem fazer essa determinada ação.

Você também precisará entrar no Gerenciador de Anúncios. Caso não esteja familiarizado temos uma edição que fala só dele: bit.ly/feijao-01

Antes de mais nada você só consegue fazer públicos personalizados em contas de anúncios de empresas, ou seja, que foram criadas por meio de um Gerenciador de Negócios (aqui falamos tudo sobre ele: bit.ly/feijao-01 ) ou então tenha MIGRADO uma conta de anúncios de PERFIL para um Gerenciador de Negócios, isso é ofertado caso você entrar em uma conta de perfil e tente fazer um público personalizado.

COMEÇANDO:
Entre no Gerenciador de Anúncios via endereço: facebook.com/adsmanager

Escolha a conta de anúncios que você pretende gerar o Público Personalizado. Lembre que cada conta de anúncios que você possui acesso os públicos são isolados e separados, mas podem ser compartilhados, embora a criar nativamente dentro da conta de anúncios poderá ser vantagem.

Atualmente existem vários modelos de layout do Gerenciador de Anúncios, caso você tenha uma versão diferente das dos prints aqui mostrados, os termos serão muito idênticos, apenas mudam algumas disposições visuais e ou formas de ser encontradas as informações e ferramentas.

Entre na seção PÚBLICOS no menu de atalhos da esquerda:

No botão azul da esquerda clique na seta e selecione o primeiro item “PÚBLICO PERSONALIZADO”

Ao clicar no mesmo poderá demorar um pouco até que carregue uma nova janela:

Com ela carregada você poderá escolher quais as FONTES serão usadas para criar o Público Personalizado.

São duas:
Usar suas fontes

e

Usar fontes do Facebook

Na primeira opção “Usar suas fontes” será possível criar públicos por meio de:

  • Site
  • Lista de clientes
  • Atividade em aplicativos
  • Atividade offline

Já na segunda opção “Usar fontes do Facebook” será possível criar públicos usando:

  • Vídeo
  • Perfil comercial do Instagram
  • Formulário de cadastro
  • Eventos
  • Experiência instantânea
  • Página do Facebook

Como cada uma possui especificações diferentes que se detalhadas transformaria esse conteúdo em algo bem extenso, vamos focar nas duas da pergunta inicial:

  • Lista de clientes

Que permitem usar endereços de emails e números de telefone

Entrando na opção:

  • LISTA DE CLIENTES

Uma nova janela será carregada ofertando mais sub categorias:

  • Usar um arquivo que inclui o valor vitalício (LTV) do cliente
  • Usar um arquivo que não inclui LTV
  • Importar do MailChimp

A primeira opção é algo mais avançado, então vamos focar na segunda que é:

  • Usar um arquivo que não inclui LTV

A terceira caso seus emails e números de telefones estejam em um cadastro no MailChimp poderão ser facilmente importados por essa opção, embora podem eles lá serem baixados manualmente no painel do MailChimp e serem usados na opção manual que usaremos:

  • Usar um arquivo que não inclui LTV

Ao clicar uma nova janela será aberta (aguarde carregar) e ali terá várias opções para enviar os dados (listas de emails e números de telefones).

O Facebook aceita no Brasil até 15 tipos de Identificadores, ou seja, formas de dados tais como:

  • Email
  • Telefone
  • Identificação do anunciante móvel
  • Nome
  • Sobrenome
  • CEP
  • Cidade
  • Estado
  • País
  • Data de nascimento
  • Ano de nascimento
  • Gênero
  • Idade
  • Identificação de usuário do aplicativo do Facebook
  • Identificação de usuário da Página do Facebook

Quanto mais delas mais preciso será seu público, mas na maioria dos casos são usadas as duas primeiras:

  • Email
  • Telefone

Vamos dar atenção a elas. Embora caso você desejar usar outros Identificadores ou tiver necessidades poderá usar sem problemas.

Antes de importar os seus dados você precisa informar qual é a Fonte de dados original (SETA 2)

Esteja ciente da procedência dos dados usados (listas de emails e números de telefones – Olha a GDPR e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) chegando!)

Como importar os dados para criar o Público personalizado?

Você possui duas formas

Adicionar um novo arquivo (CSV ou TXT) (SETA 3)

ou

Copiar e colar (SETA 4)

Geralmente os usuários usam mais a opção de arquivo CSV, que é o formato padrão que a maioria das ferramentas que tratam de endereços de emails e números telefones permitem EXPORTAR e IMPORTAR.

Você pode editar uma lista de dados abrindo a mesma em um editor CSV ou em uma planilha no EXCEL ou algum editor semelhante.

Por aqui geralmente edito usando o Excel online mesmo, e foco nos dois Identificadores principais: EMAILS e NÚMEROS DE TELEFONES

Em alguns casos, quando precisa-se atualizar um público Personalizado já existente usa-se o copiar e colar, apenas selecionado os dados e colando no campo da ferramenta (procure fazer uma atualização por vez, emails e telefones separados.

Você pode atualizar um público PERSONALIZADO quantas vezes quiser (ciente que ele influenciará na performance dos anúncios que estão usando o público)

A atualização dos públicos Personalizados é rápida.

DICA:
Capriche no nome do público para que você ou a equipe que trabalha na conta de anúncios consiga entender a origem:

Após enviar o arquivo CSV ou TXT os Identificadores irão ser listados e poderá escolher quais serão usados ou não. Os com cores verdes foram perfeitamente identificados e estão corretos, os que aparecerem em vermelho possuem erros ou você os desativou. O Próprio Facebook dá um exemplo de como deve ser o formato das listas.

Após enviar irá mostrar quantas linhas foram impostadas e ou teve erros (é um relatório), linhas não significam números de telefone identificados ou emails, mas quantidade de linhas importadas com sucesso.

Pronto, o público foi criado com sucesso e dentro de algum tempo ele já poderá ser usado em anúncios ou para criar públicos SEMELHANTES.

EDITAR:
Sempre que você quiser editar um público já enviado e existente é só localizar ele na lista de públicos e clicar no nome que dará a opção de EDITAR, veja no print:

Será possível ADICIONAR novos DADOS e EMAILS ou TELEFONES, ou também REMOVER dados já enviados.

Poderá enviar tanto arquivos ou então simplesmente colar linhas de emails ou números de telefones:

Viu não é tão complexo e difícil criar público personalizado para usar em anúncios no Facebook e Instagram.



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PIZZA COM MASSA MOLE DE PÃO CASEIRO:


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