OUÇA AGORA AS NOVIDADES DO MUNDO DIGITAL:

Mais episódios e links:
Podcast Share News


Clube Share


A mídia social não é mais apenas um lugar, onde é bom estar. Tornou-se um meio de comunicação. E é assim que devemos pensar, especialmente ao criar uma estratégia de engajamento de mídia social.


Não é sobre o que e quando, é sobre como e com quem. A mídia social é chamada de mídia social por um motivo: é tudo sobre pessoas e como elas se conectam, e não é uma rua de mão única, e sim é uma conversa constante. Fica a pergunta: como participar?


Primeiro de tudo: você precisa entender seus seguidores.


Parece tão óbvio, mas pense por um minuto: você consegue definir claramente agora seu público-alvo? Quem são as pessoas com quem você deseja falar? O que eles fazem? Quantos anos eles possuem? Do que eles gostam? E por qual motivo elas gostariam de passar um tempo com você em suas redes? Você compartilha seu conhecimento ou experiência com elas? Talvez entregue informação, ou você faz elas rirem?


Todas essas perguntas ajudam a criar sua própria estratégia de mídia social. Porque quando você sabe com quem está falando, pode ajustar e criar as melhores possibilidades para uma conversa com elas.


Quando você sabe quem é seu público-alvo, é hora de pensar no que você quer ganhar participando das mídias sociais. E ainda mais: o que você deseja ganhar por estar nesta plataforma específica de mídia social? Você precisa ter uma visão clara de qual é seu objetivo. Você quer aumentar as vendas? Aumentar mais a marca?


Você também pode ter objetivos diferentes em plataformas diferentes. Por exemplo, você pode usar o Facebook para se envolver com seu público, mostrar como é a sua empresa e seus produtos. No Twitter, você pode mostrar sua experiência e conhecimento. E no Instagram, você pode compartilhar fotos atraentes e bonitas para aumentar a marca do negócio, ou projeto. Muitas plataformas, muitas opções.


Toda plataforma de mídia social é um pouco diferente. Existem muitas abordagens sobre como escolher qual melhor se adequar ao seu caso. Quando você souber o que deseja e com quem deseja se engajar, é hora de pensar em como alcançar. Além disso, como convencer o público a falar com você.


Vamos ver alguns caminhos:

1 – Criar e disponibilizar conteúdo regularmente

Toda plataforma valoriza contas que postam regularmente, automaticamente os algoritmos vão priorizar a entrega. Mas, para convencer os usuários a se envolver com você, você precisa de um pouco mais do que apenas postar, e postar.



2 – Falar o mesmo idioma que o público-alvo

Para incentivar as pessoas a comentar, reagir e se envolver com suas postagens, você precisa se comunicar da mesma maneira que elas.

  • Talvez isso signifique usar uma linguagem mais formal ou informal.
  • Quem sabe postando mais vídeos ou GIFs.
  • Ou quem sabe usando mais emojis?

A maneira mais fácil de saber como conversar com seu público-alvo é ir para onde eles estão. E como? Confira diferentes contas de usuários, páginas e grupos em que você encontra seus seguidores em potencial. Veja como eles estão se comunicando.

Ao monitorar palavras-chave relevantes para o seu negócio (por exemplo, palavras-chave relacionadas ao seu setor, nome do produto ou concorrência…), você pode saber quem são seus clientes, quais são suas expectativas, em quais plataformas de mídia social eles se encontram e muito mais.



3 – Se envolver com eles primeiro

Não espere que seus seguidores cheguem até você. Seja o primeiro e pergunte, dê a eles a oportunidade de se expressar. Crie conteúdo que além de interessante, seja também envolvente e compartilhável.

O envolvimento com seu público-alvo não deve estar acontecendo apenas no seu perfil ou conta em determinada mídia social. Monitore o que os outros dizem sobre você e sua marca. Acompanhe suas tags e hashtags. E quando você encontrar os lugares onde estão seus seguidores em potencial, converse com eles. Responda às perguntas deles, ouça seus comentários e tente ajudar. Seja quem inicia a conversa



4 – Não só vender

Como o próprio nome diz, mídia social é tudo sobre social. Considere a parte de venda como uma cereja no topo do bolo. Vendas são apenas um adicional de tudo o que as plataformas sociais têm a oferecer. E o maior deles é a comunicação direta com os fãs. Use, mas não abuse. O usuário não quer seguir uma marca que só quer vender alguma coisa, o público quer mais.

Então, compartilhe seu conhecimento, seja divertido, dê o que puder. E então talvez tente vender, ou melhor: apenas sugerir que você pode ter o que eles estão procurando.



5 – Ser atual

As plataformas de mídia sociais mudam o tempo todo. Ultimamente, não há um único dia sem notícias ou atualizações no mundo social. É preciso tempo e esforço, mas acredite, vale a pena. Para gerar engajamento com sua plataforma, você precisa saber como a plataforma opera. Mas isso não significa que você precise implementar todos os novos recursos e alterar sua estratégia sempre que o Instagram, Google ou Facebook alterarem seus algoritmos ou lançarem alguma nova função ou novidade.

Você precisa saber o que está acontecendo e depois pensar em como isso afetará seu envolvimento e se você pode usá-lo para tirar proveito junto com a sua audiência, pois todas as atividades nas mídias sociais devem ser feitas sob medida para sua marca e seus seguidores.



6 – A retenção

Você pode ganhar muito interagindo com seu público. Você só precisa dar uma chance a eles, falando com eles e aprendendo com eles. No mercado competitivo de hoje, os profissionais de marketing que entendem a retenção de clientes estão muito na frente.

A retenção de clientes é o processo de criar lealdade entre os clientes existentes para repetir negócios. A probabilidade de vender para clientes existentes é bem maior, enquanto a probabilidade de vender para novos clientes é menor. A retenção de clientes é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um negócio.



7 – Dê mais valor aos seus clientes

Dar mais valor aos clientes refere-se a oferecer algo único e extra que seus concorrentes não estão fornecendo no momento. Significa fornecer algo mais sobre o que você está oferecendo aos seus clientes. Isso é feito para garantir que os clientes permaneçam fiéis à sua marca e não comprem de seus concorrentes.

Fornecer mais valor não se limita apenas a oferecer recursos e benefícios especiais. Sua marca também pode oferecer experiências únicas aos clientes.



8 – Crie e envie conteúdos personalizados

Profissionais de marketing que estão na frente, são cientes do fato de que reter clientes existentes é mais difícil do que adquirir novos clientes. Para criar lealdade, é essencial que as marcas se concentrem em melhorar seu processo de retenção de clientes. Uma das melhores maneiras de melhorar a retenção de clientes é mostrar a seus clientes o quanto eles os apreciam e valorizam.

A segmentação de clientes existentes com conteúdo personalizado e relevante é uma boa maneira de incentivar seus clientes existentes, eles não apenas se sentirão conectados à sua marca, mas também voltarão ao seu site para repetir compras.

Um simples e-mail personalizado pode ajudar a construir um relacionamento significativo e de longo prazo com seus clientes. Outro exemplo eficaz que você pode usar é simplesmente enviar um tweet personalizado respondendo a uma menção de um usuário, ou até mesmo responder uma mensagem direta no Instagramc om um vídeo ou uma imagem personalizada.



9 – Responder quando os clientes precisarem

Na era da concorrência, realmente não importa o que é ou quão bom é o seu produto ou serviço. Se você não oferecer um excelente serviço ao cliente, poderá achar extremamente difícil reter clientes. Você acha que os clientes retornarão a um site se suas perguntas não forem respondidas de maneira rápida e eficaz? Não! Definitivamente ninguém quer comprar de marcas que não ajudam seus clientes. Ao criar estratégias de atendimento ao cliente eficazes, rápidas e responsivas, é possível aumentar a lealdade do cliente.



Sem dúvida se você executar um ou mais dos caminhos acima de maneira certa, poderá melhorar a visão sobre o seu produto ou serviço, mas também ganhará cada vez mais seguidores que permanecerão com você não importando o que aconteça.




FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

Formulário para inscrever-se:




MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
bit.ly/comerfeijao

Não gostou do conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do Feijão com Arroz!


PÃO DE FRIGIDEIRA:


COMO FAZER PÃO CASEIRO:


DELÍCIA GELADA DE ABACAXI:





Social ADS

Talvez você possa gostar