Clube Share


O conteúdo de vídeo está dominando a Internet. Até 2022, os vídeos serão responsáveis por até 82% do tráfego global da Internet, prevê o report mais recente da empresa Cisco (vale muito a pena a leitura clicando aqui).

E as razões para a popularidade dos vídeos são claras. Os vídeos oferecem uma experiência multidimensional que tem um impacto duradouro na mente humana. É por isso que os vídeos têm uma melhor taxa de retenção e recuperação do que texto simples ou imagens estáticas.

Como os vídeos são muito eficazes, 81% das marcas utilizam vídeos aliados ao marketing. E o YouTube é a escolha da plataforma por sua simplicidade e enorme base de usuários. O segundo site mais popular do mundo, o YouTube, é visitado por mais de 2 bilhões de pessoas por mês. Para profissionais de marketing e influenciadores, o YouTube oferece inúmeras oportunidades. Você pode aumentar a conscientização e as vendas da sua marca através do marketing de vídeo no YouTube.

O Think With Google pesquisou os YouTubers e descobriu que 90% das pessoas descobriram novas marcas e produtos no YouTube. 50% dos participantes disseram que os vídeos moldaram suas decisões finais de compra. Mais de 500 horas de conteúdo de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto. E sem dúvida o número está sempre aumentando.

Por todos esses motivos, a concorrência no YouTube é acirrada. Para que seus vídeos se destaquem e brilhem nesse oceano de conteúdo, você precisa criar capas, miniaturas ou thumbnails atraentes para eles. As miniaturas decidem se um espectador decide clicar no seu vídeo ou passar por ele. Na maioria dos casos, suas miniaturas decidem o destino de seus vídeos.



O que é uma miniatura do YouTube e qual sua importância?

Uma miniatura do YouTube é uma imagem clicável exibida na capa de um vídeo. É a primeira coisa que as pessoas veem quando estão navegando na plataforma.

Uma boa primeira impressão dura muito tempo. Suas miniaturas do YouTube dão aos espectadores a primeira impressão dos seus vídeos. Eles podem fazer os espectadores clicarem no play de um vídeo ou simplesmente ignorá-lo. Existem várias outras razões pelas quais as miniaturas do YouTube são muito importantes.

Uma miniatura que chama a atenção pode atrair muitos olhos para o seu conteúdo e atrair tração inicial. Eles também dão uma dica sobre o contexto de um vídeo.

As miniaturas, embora sejam um pequeno componente de toda a sua estratégia de marketing de vídeo, podem impulsionar sua marca em grande medida. Se você usa um estilo de assinatura nas miniaturas, os espectadores podem começar a associar sua marca a ela. Ao criar conteúdos e formas repetidas por meio de miniaturas, você pode melhorar o valor de reconhecimento da sua marca.

Confira as miniaturas criadas pelo Camilo Coutinho, especialista em vídeos. Note o estilo consistente, a tipografia em negrito, imagens destacadas e as paletas de cores quentes e atraentes que ele usou em todas as miniaturas.

Mesmo um espectador que não esteja familiarizado com o Camilo ficará tentado a clicar em seus vídeos e boa parte disso se deve às miniaturas atraentes.

Viu como que as miniaturas do YouTube são importantes?



Como e onde criar miniaturas para vídeos?

Até então o YouTube não possui uma ferramenta interna para projetar miniaturas de vídeo. Mas você pode usar as ferramentas de edição de fotos, como o Canva, Adobe Spark, Crello ou os principais programas de edição de imagens como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator ou até mesmo o Corel.

Essas e outras ferramentas possuem ótimas coleções de predefinições e editores fáceis de usar. A maioria dessas ferramentas possui bibliotecas de imagens isentas de direitos autorais. Algumas ferramentas, possuem recursos adicionais para criar fotos de capa do Youtube, Facebook e capas de destaques do Instagram.

O bom é que o YouTube permite que você altere as miniaturas, mesmo depois de publicar seus vídeos. Assim você poderá OTIMIZAR para gerar ainda melhores resultados para vídeos já postados.



Vamos ver algumas boas práticas recomendadas para criar miniaturas personalizadas para vídeos no YouTube

Criar miniaturas personalizadas não é tão fácil quanto tirar uma foto e enviá-la para o YouTube. Há mais do que isso. Siga estas práticas recomendadas se você deseja criar miniaturas que valem a pena clicar.



Faça o tamanho certo da miniatura

De acordo com as diretrizes do YouTube, as dimensões ideais para as miniaturas são de 1280 x 720 pixels, com uma proporção de 16:9. A largura não deve exceder 640 pixels.

Se você tiver várias opções de imagem alinhadas, opte por uma que não seja muito pequena. A expansão de uma imagem geralmente distorce sua resolução.

Lembre-se de que a mesma miniatura aparecerá quando você incorporar o vídeo em seus posts em blogs e sites, em e-mails e postagens nas redes sociais. Portanto, mantenha o tamanho o mais próximo possível do tamanho recomendado.

No Share utilizamos sempre as medidas: 1920 x 1080 pixels para todas as capas de vídeos no Youtube, e no Facebook, exceto no IGTV que a proporção é inversa, já abordamos em um artigo sobre esse tema: Template para capa/thumb do IGTV.



Escolha uma ótima foto como plano de fundo da miniatura

Sua miniatura deve ter um fundo super atraente para chamar a atenção dos espectadores. Não deve ser uma imagem suave ou genérica.

Confira as miniaturas do Camilo no YouTube:

Um outro excelente exemplo é as miniaturas dos vídeos da Rejane Toigo:



Nas BUSCAS:

O vídeo está no topo da classificação da palavra-chave “o que é Facebook Creator”. A capa do vídeo possui destaque para o título do tema do conteúdo do vídeo com bastante destaque e clareza na leitura, em especial para quando a capa for pequena principalmente em celulares. A capa também possui a imagem destacada com o Camilo e alguns emojis e símbolos, e ainda possui alguns elementos visuais que chamam a atenção.

Uma miniatura é como um teaser do seu vídeo. Os espectadores devem poder adivinhar o contexto do seu vídeo observando sua miniatura.



Crie um estilo para as suas miniaturas

No entanto, pode ser atraente sua imagem de plano de fundo, incluindo um título em sua miniatura que agregará valor a ela. Por um lado, isso fornecerá mais contexto. Por exemplo, se o seu vídeo for um tutorial, a miniatura deve transmitir isso aos espectadores.

Um exemplo do vídeo que aborda o tema sobre Podcast:

A capa do vídeo fornece informações suficientes sobre o que os espectadores podem esperar se clicarem no vídeo.

Observe como as variações de fonte quebram a monotonia e tornam a aparência mais clara. Para miniaturas, seu objetivo é causar uma impressão rápida e transmitir informações importantes. Portanto, mantenha as fontes fáceis de ler e em negrito.

Se você tem uma série de vídeos, faz sentido usar títulos em miniatura numerados. Camilo tem 27 vídeos de uma série em seu canal. Ele usa o “Episódio 01” ao “Episódio 027” nas miniaturas, para que os espectadores saibam qual vídeo eles vão consumir em seguida apenas olhando para as miniaturas.



Marque suas miniaturas

As miniaturas oferecem uma oportunidade para aumentar sua marca visual. Inclua a logomarca da sua empresa e use esquemas de cores e estilos consistentes. Isso também separará seu conteúdo do conteúdo dos concorrentes.

Note que em uma série o Camilo utiliza a marca do Play de Prata nas miniaturas dos vídeos:

Óbvio que nem sempre é obrigatório, terá espaço ou será necessário usar a logo nas capas dos vídeos!



Atenção: não use táticas de Clickbait

Atrair os espectadores usando títulos e imagens enganosos nas miniaturas fará mais mal do que bem. Os espectadores não apenas deixarão de assistir seu vídeo irritados, como o YouTube não visualizará altas taxas de rejeição de maneira favorável para o posicionamento do vídeo. Muito provável seus rankings de pesquisa na plataforma podem sofrer.

Se você tiver poucas ideias, use o melhor quadro do seu vídeo ou uma foto relevante como miniatura. Isso fornecerá contexto aos espectadores e manterá a reputação da sua marca intacta. Se o seu conteúdo for bom, ele será atraído eventualmente. Você só precisa ser paciente e persistente.

Mas sem dúvida uma capa para o vídeo pode ajudar em muito nos resultados. Faça um esforço para criar miniaturas otimizadas para seus vídeos.



Mão na massa

As miniaturas no YouTube podem literalmente gerar muitos resultados bons para seus vídeos. Eles podem aumentar a classificação do seu canal e complementar seus esforços de branding em grande parte. Use as dicas, exemplos e recursos mencionados neste conteúdo para executar uma criação de miniaturas que gerem resultados.


e…


Você quer aprender e saber mais sobre vídeos?

O Clube Share possui Masterclass mensais, e a próxima acontece no dia 13 de junho das 14 às 16 hs com o tema:

Como planejar o uso de vídeo na sua estratégia de Social

  • O que eu faço pode ser um vídeo?
  • Quais as funções de quem trabalha com o vídeo
  • Qual o tempo ideal dos vídeos?
  • O YouTube me penaliza ou eu que não entendo o algoritmo
  • Quais as métricas de vídeo que devem ser acompanhadas

Quem vai ministrar?

Camilo Coutinho:
É estrategista digital especialista em vídeos e youtube, fundador da Double Play Media e criador do canal Play de Prata no Youtube, onde ajuda empresas e criadores a desenvolverem suas habilidades em vídeo. Em 2016, foi escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital.

Trabalhou por muito tempo em grandes players do mercado, como B2W Viagens (Submarino, Americanas e Shoptime), BuscaPé e agências do grupo Newcomm (Y&R, Energy e VML). Foi essa bagagem que atualmente faz ele ajudar a liderar projetos de estratégia online com vídeos e treinamentos para empresas e criadores venderem mais com vídeos.

Entre pare o Clube Share e tenha acesso a muitos conteúdos e vantagens!

Confira como funciona acessando:
www.tudodeshare.com.br/clube



Clube Share





FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

Formulário para inscrever-se:




MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
bit.ly/comerfeijao

Não gostou do conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do Feijão com Arroz!


ALMOÇO RÁPIDO PRONTO EM MENOS DE 30 MINUTOS:


OMELETÃO DE FRIGIDEIRA FÁCIL:


GELADO DE LIMÃO NA TRAVESSA:



Social

Talvez você possa gostar