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Estamos todos à procura da nova curtida. Os novos tempos digitais são de pokémons espalhados pela cidade, mas o (velho) like ainda é fruto de desejo dos gestores de marca e profissionais de social media Facebook afora. Pode parecer uma métrica de aplauso, sim (e na maioria das vezes até é), mas há de se reconhecer a importância e peso de uma curtida na bem sucedida caminhada e progresso da presença digital da sua marca. Um like vai interferir diretamente no peso da fan page, e quem irá avaliar isso sem remorsos é o temido Edge Rank. Esse cara é o algoritmo do Facebook e que entre afinidade e tempo de publicação realizada, avalia o nível de engajamento de cada post, conferindo à sua fan page expansão orgânica na disputada corrida pelo nosso feed.

 

Entenda o Edge Rank

Afinidade: Identificação da base de fãs com os conteúdos publicados
Peso ou Popularidade: Nível de engajamento: curtidas, comentários, compartilhamentos dos posts.
Tempo: período em que seu conteúdo permanece relevante no feed de notícias

 

Para começar, tenha em mente que talvez as pessoas não amem tanto assim o seu negócio quanto você. Por isso, considere entregar conteúdos de qualidade e que tenham a ver com o interesse da sua base de fãs – estude os personas do seu negócio. Entregar conteúdos relevantes à base de fãs irá aumentar suas chances de engajamento da página e, partir disso, contribuir com o alcance da entrega das suas publicações para pessoas que não a conheçam. Na ordem de conteúdos, procure investir em material fotográfico de qualidade – abuse de tons com contraste, o Facebook adora isso -, com suporte de fotógrafos especializados na sua área de atuação. Reforce seu criativo com designers e redatores, textos inteligentes e material gráfico de primeira atraem atenção das pessoas. Call to actions na sua timeline funcionam, mas até o uso delas tem limite. Então, pegue leve nisso.

Aproveite para usar emoctions nas suas publicações. Há estudos que indicam que o uso deles aumenta em quase 10% as taxas de engajamento. Faça o teste. Aliás, teste muito. Teste sempre. Teste tudo.

 

Além de encarar o conteúdo da sua fan page com máxima seriedade, tenha frequência nas suas publicações. Organize e distribua seu conteúdo em um cronograma semanal a fim de aproveitar ao máximo os dias e horários em que sua base estiver online. Cruze estudos e pesquisas sobre melhores horários para publicar em mídias sociais com os reflexos de comportamento da sua base de fãs. Lembre: teste sempre. O que funciona para uma fan page, pode não funcionar para outra. O segredo está no seu público.
Quanto mais publicações, maior tende a ser o engajamento de quem lhe acompanha. Quanto maior o engajamento, melhor o alcance social das suas publicações – ou seja, pessoas que não estão ligadas à sua fan page. Quanto maior o alcance social, maior a probabilidade de virem novos fãs para sua base. Além disso, número de likes tem a ver com prova social, sempre impressiona. Sempre vende e passa credibilidade. #FicaADica.


Não tem segredo, tem trabalho e planejamento. E para finalizar, deixo uma dica que vai lhe ajudar a obter sucesso na construção da sua base: dê motivos para as pessoas voltarem à sua página todos os dias para visualizarem seu conteúdo em seus feeds.    
  


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