“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar…” 

Já imaginou que maravilha uma parceria temporária entre a sua marca e outra, formando um casal perfeito? Isto se chama Co-branding (a parte do casal perfeito foi por minha conta, nem sempre é tão perfeito assim, como todo relacionamento).

Co-branding é quando duas marcas se unem para realizar alguma ação específica, lançar alguma linha específica de um produto, alguma data comemorativa, dar um up no engajamento do público, enfim, diversos objetivos podem ser alcançados com o Co-branding, mas será que ele serve para você?

# Credibilidade

Pense muito na credibilidade das marcas que pretendem se unir. Esta é a chave para o sucesso, ou falta dele, em uma parceria deste tipo. Quando duas empresas resolvem se juntar para algum propósito, automaticamente, a credibilidade / fama vem junto no pacote.

“Ah, mas eu preciso me unir a alguém, não tem escapatória!”

Sem problemas, você pode encontrar alguém que seja o outro pé do chinelo para a sua marca, mas busque com carinho, pense em toda a sua trajetória construída até hoje e cuide para que nada disso vá por água abaixo.

“Eu estou em um momento ruim, minha empresa não está sendo bem vista pelo público, preciso de uma parceria!”

Será que é disso que você precisa? Se você está em um momento ruim, provavelmente nenhuma marca iá topar fechar este relacionamento com você, por mais que seja temporário. Da mesma forma que não queremos pegar má fama dos outros para nós, não devemos tentar realizar o contrário em uma tentativa de apagar nossos erros utilizando uma outra marca para ressuscitar. Não faça isso, economize seu tempo e energia recuperando a sua reputação, para então tocar ficha na ideia!

 # Como escolher a marca parceira?

Uma das formas é pensar no segmento da sua empresa e quais seriam as opções. É comida? Bebida? Vestuário? Cosméticos? Pense em marcas relacionadas ao seu segmento e que poderiam contribuir de alguma forma para o seu produto / serviço / ação.

Porém, nada impede que você esteja com um crush em uma marca totalmente distinta a você e dê super certo! O mais importante no momento de escolher, responder perguntas do tipo:

  • O que esta marca representa para o meu público?
  • Quem eu quero atingir com esta parceria?
  • O que irão pensar da minha empresa? 
  • A ação será realizada nos canais de qual das duas empresas? 

# Love is in the air 

Confira alguns casais de sucesso e se inspire, no amor vale (quase) tudo!

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Perceberam a Ovomaltine namoradeira, né? Agora você já sabe que independente do segmento, algumas marcas conseguem encontrar o seu par perfeito e realizar uma ação certeira! Inspire-se e deixe o clima rolar na sua marca, boa sorte!

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