Quando falamos sobre carreira, perspectivas, logo pensamos em projetos e mão na massa, né? Pelo menos é assim comigo, mas um dia eu ouvi uma frase (não me lembro qual era a situação, mas a frase me marcou).

“Nós somos empreendedores da nossa própria carreira.”

Eu fiquei com essa frase na cabeça por muito tempo, pensando nisso, comecei a perceber a quantidade de pessoas que não sabiam o que eu fazia. Qual era o meu trabalho, as minhas habilidades, onde eu queria chegar. Como posso ser empreendedora de uma carreira que as pessoas não conhecem? 

Conheço muitas pessoas que vivem dizendo “Minha mãe não sabe o que eu faço.”, tudo bem, mas o que você fez para mudar este cenário? Se a sua mãe não sabe o que você faz, como o mercado vai saber? Agora, se você já explicou pra ela e a questão é entender o processo do trabalho, é outra história.

Compartilhe

Compartilhar sobre o seu trabalho, seja ele qual for, é a primeira atitude que você pode ter para que seus resultados sejam diferentes. Seja conseguir novos clientes, mudar de ramo, trocar de emprego, conseguir um aumento, independente do seu objetivo. Se as pessoas não souberem o que você faz, o caminho poderá ser muito mais longo.

Por que eu digo isso? Porque a partir do momento que eu perdi a vergonha de falar com as pessoas, dizer “Olha só, eu trabalho com conteúdo digital, sabe?”, as coisas começaram a mudar. Um fala pro outro, que comenta com a amiga, que lembra da vizinha. É assim que a maioria das coisas acontecem, ainda mais quando se trata do mercado de comunicação.

Parece que em algum momento, todos da comunicação irão se encontrar em uma salinha, porque o mundo é pequeno mesmo. Então quem sabe uma das suas resoluções para este ano, não seja falar mais sobre o seu trabalho (ou sobre seus projetos e novas perspectivas) para as outras pessoas. Comente, não tenha vergonha de dizer que está procurando algo melhor ou que está pensando em lançar um novo projeto.

Para te dar um apoio nessa missão, eu te indico este livro: Mostre o seu trabalho

Do autor Austin Kleon, o livro é relativamente curtinho e de rápida leitura. Ótimo para quem quer um livro para âmbitos profissionais, mas que não deseja ler algo muito denso.  Eu li e me ajudou a entender muitas coisas sobre isso, sobre a importância de compartilharmos o nosso trabalho. Espero que te ajude também 😉

Seja amador

Quantas vezes você deixou de divulgar o seu trabalho por achar que outras pessoas fazem melhor do que você?

“Eles são mais inteligentes.”

“Elas fazem melhor.”

“Aquela empresa é pioneira nisso.”

“Não tem chance de competir com eles.”

Eu já fiz isso milhares de vezes, inclusive para escrever. Demorei muito para escrever meus textos, na minha cabeça vivia aquele pensamento autodestrutivo:

“Tem gente que escreve coisas mais importantes, ninguém vai ler o que você escreve”

Tem mesmo, sempre vai ter alguém no degrau acima. Acostume-se com essa ideia e siga em frente. Você precisa parar com isso, pare de se frear e lembre-se que todo profissional foi amador algum dia. Ser amador não é ser ruim. Ser amador é acreditar que qualquer ensinamento vale muito, qualquer informação pode ser útil para alguém. Seja amador, até que se torne profissional.

O networking é um caminho sem volta

A prática do networking pode te levar a conhecer pessoas tão bacanas, pessoas que podem te ensinar MUITO. E aí você fica pensando “Porque eu não fiz isso antes?”, “Por que não enviei aquele e-mail antes?”, “Por que não chamei para um café antes?”, porque nós temos um complexo de inferioridade constante. Eu sei, porque eu passo por isso, mas o networking é essencial para que você forme parcerias, crie novos projetos e tenha novas ideias.

Não deixe a chance de trocar uma ideia legal com outra pessoa passar.

Sabe qual é a chance perfeita pra começar esse networking e compartilhar sobre o que você faz? O Share Talks!

O evento do Share, que vai acontecer em várias cidades no primeiro semestre do ano. O Share Talks reúne grandes profissionais do mercado, para um dia cheio de palestras e de quebra durante as pausas pro café, a gente consegue conhecer uma galera super legal do mercado.

Clique aqui e garanta o seu ingresso para o Share Talks Porto Alegre

Falando nisso, o evento está com um novo posicionamento em 2019, com foco total em engajamento para as marcas, desde o atendimento, conteúdo, mídia, design, tudo para alcançar o engajamento das pessoas. Ou seja, o evento que já era incrível, ficou ainda mais legal. 😉

Sempre encontro muitos profissionais, empreendedores e uma galera disposta a tirar projetos do papel por lá. Eu sou frequentadora do Share Talks há 3 anos e espero te encontrar em alguma edição pelo Brasil 😉

Compartilhe. Fale. Explique. Mostre. Recomece. Boa sorte! o/

Talvez você possa gostar