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O Pinterest possui mais de 400 milhões de usuários procurando ideias e inspirações diariamente. Todo ano, a plataforma realiza um relatório com previsões de tendências para o próximo ano, e este ano não foi diferente. Em 2020, as pessoas buscaram novas formas de melhor lidar com a vida durante a pandemia e, com isso, novos comportamentos se desenvolveram. Mesmo em um ano conturbado e cheio de mudanças, 8 em cada 10 previsões do Pinterest para 2020 se tornaram realidade, impressionante né? 

Segundo Andréa Mallard, Diretora de marketing do Pinterest, a rede social é um lugar de onde se enxerga o futuro, que as pessoas usam para planejar os próximos passos. Por isso, o Pinterest Predicts não é um relatório comum. Com base em dados internos, o documento completo reúne as principais mudanças de comportamento para o próximo ano, separado nos grupos: viagem, bem-estar, alimentos e bebidas, lar, moda, beleza, cuidados dos pais, comemorações, finanças, e hobbies e interesses. 

A seguir, veja os 9 insights que extraímos diretamente do relatório para você ficar de olho: 

1. Reinvente o comum

Chega de “novo normal”! Ninguém mais se importa com isso, a moda agora é reinventar. Começando pelo look home office que ganhou um outro nível este ano. 

Em 2021, as pessoas vão aderir ao estilo conforto chique. O termo nada mais é que a junção dos estilos esporte + elegância. As calças esvoaçantes, macacões casuais e roupas oversized estão tomando lugar da moda básica para ficar em casa. Só o termo Roupas Macias teve um aumento de 185% nas buscas. 

E como aproveitar isso no seu planejamento? Ajude as pessoas a ter o máximo conforto em todos os aspectos da vida! As marcas de moda podem promover roupas perfeitas para unir conforto e elegância para o trabalho remoto. Empresas de produtos de limpeza ou eletrodomésticos podem investir em conteúdos sobre como manter esses tecidos sempre macios. Aplique essa tendência na sua realidade!   

2. Abrace a beleza natural

Maquiagem reboco? Não mais! A beleza natural é a estrela da vez, e a tendência é deixar a verdadeira textura da pele aparecer. Simplicidade e sustentabilidade viram sinônimo de elegância, e é a grande aposta para 2021. 

A beleza das madeixas também não fica de fora. É a vez das tranças! As pessoas vão apostar em criatividade e técnicas para proteger os fios e, ao mesmo tempo, estarem estilosas. O termo Maquiagem Natural Cotidiana subiu 180% nas buscas, e Trança Boxeadora Sem Nós +150%.

Com isso, o mercado de beleza ganha uma grande brecha! As marcas de skincare agora podem ajudar as pessoas a simplificar suas rotinas e descobrir produtos com ingredientes naturais. Empresas de maquiagem podem compartilhar dicas de make natural para o dia a dia no home office, fotos e chamadas de vídeo. Entre outras possibilidades!

3. Olhe para dentro

É a vez do renascimento interno. Depois de tantos tumultos em 2020, onde não era possível explorar o exterior, as pessoas se voltaram para o interior. E os frutos desse olhar atento serão vistos em 2021. 

Ao despertarem seus lados espirituais, as pessoas buscam métodos alternativos para obter um novo olhar sobre o mundo. Cristais de proteção e horóscopos ganham um novo significado, bem como rituais de banho e sono. As buscas mais relacionadas com bem-estar foram: Cristais de Proteção (+100%), Banho de Limpeza Espiritual (+180%) e Afirmações Antes de Dormir (+100%). 

É a hora de despertar nos seus clientes suas melhores versões! As marcas de papelaria e produtos embalados, por exemplo, podem promover diários e alertas para inspirar espiritualmente a autorreflexão. As empresas de produtos relacionados à casa podem mostrar como trazer vibrações positivas para o lar. Outros negócios também podem aproveitar a tendência para utilizar cores associadas com propriedades espirituais diversas!

4. Eduque além das matérias da escola

Ainda nesse cenário de mudança, as pessoas não querem transformar somente a si mesmas. Os pais estão com outra mentalidade para a educação dos seus filhos. As conversas sinceras estarão em alta em 2021. 

O interesse dos pais agora é ensinar aos seus filhos o mindfulness, as lições de moral e as coisas da vida, buscando um equilíbrio da mente. Ideias Criativas de Mapa Mental e Mindfulness para Crianças cresceram 3x mais.

E agora pode ser também a sua vez de ajudar a nova geração a alcançar grandes realizações! Empresas da área de tecnologia ou de serviços de aplicativos podem patrocinar conteúdo moralmente consciente através de serviços confiáveis da Internet. Além disso, marcas infantis podem começar a colocar mensagens positivas nos materiais escolares ou adicionar lembretes de mindfulness em mochilas, lancheiras, etc. 

5. Faça você mesmo para a sua carreira

A ousadia chega abrindo espaço em 2021 com as pessoas tomando as rédeas das suas próprias vidas. Uma grande equipe formada por você e você mesmo. Segundo o documento, as pessoas querem ser empreendedoras e usar o Pinterest para iniciar seus negócios.

Nesse clima, o empreendedorismo, as pequenas empresas e a capacidade de invenção irão ganhar notoriedade, com a disparada de buscas por Motivação para Empresários (+2x) e Ideias para Pequenas Empresas (+90%).

E a sua oportunidade como negócio é inspirar pessoas que estão embarcando no empreendedorismo! Serviços financeiros e marcas de tecnologia podem auxiliar esse público com dicas de orçamento para financiar o negócio. Outra ideia é que empresas de suplementos podem compartilhar fórmulas para ajudar a aumentar o foco e a energia.

6. Assuma as rédeas da cozinha

Até na cozinha, as pessoas vão se engajar e assumir a direção para abandonar de vez o papel de coadjuvante. A aventura na cozinha começou e as pessoas vão recriar experiências de restaurantes 5 estrelas na sua própria casa!

As pessoas que gostam de uma boa comida não vão mais depender dos outros para montar o prato preferido! Receitas inspiradas em chefs de cozinha, técnicas de gastronomia e apresentação de pratos estão em alta. O termo Decorações com Comida subiu 55%.

Inspire e ajude as pessoas a se destacarem facilmente na cozinha! Empresas de artigos domésticos ou de eletrodomésticos podem patrocinar aparelhos e utensílios usados por profissionais. As companhias de alimentos e bebidas podem inspirá-las, por exemplo, com receitas dignas do Guia Michelin. E as marcas de limpeza podem promover técnicas e produtos para facilitar a limpeza da cozinha. Veja como explorar isso da melhor maneira! 

7. Inspire-se na expressão estética

O termo “estética” sempre foi muito pesquisado pela geração Z no Pinterest, porém, virou uma tendência generalizada. A estética pode ser expressada de várias formas, e como mostra o relatório, as pesquisas vão desde beleza até viagens, decorações e aparência digital. O que vale é: todas as idades irão se interessar por estética em 2021 e vão se expressar através de identidades visuais.

Os dados mostram: 

  • Apostas em iluminações brilhantes e coloridas para criar climas diferentes nos quartos ou outros cômodos da casa. A dica para todos os tipos de marca é: manter a estética neon como a mais lembrada ao criar pastas e listas de fotos e vídeos de ambientes.
  • A nova estética indie é definida por tops cropped coloridos, jeans baggy e maquiagem e unhas inspiradas em emojis. Fofura será o sentimento de 2021. As marcas de todas as categorias podem se apoiar na estética inspirada em desenhos usando decalques ousados para melhorar seus recursos criativos e atrair o público mais jovem.
  • Papéis de parede para celulares com personalidade, desenhos de widget e telas de bloqueio que combinam com sua estética estão em alta. Com isso, empresas de viagens podem inspirar a elevar o nível do papel de parede do computador com fotos dos destinos dos sonhos.

8. Permita-se não saber algo

Você pode descobrir que tem algum talento escondido! Em 2021, as pessoas vão adotar uma nova mentalidade e irão aprender novas habilidades de forma autodidata. Alguns dos termos com mais ascensão foram: Pintura com Espátula para Iniciantes (+150%), Dicas de Sublimação (+11x) e Como Andar de Skate para Iniciantes (+155%).

Os hobbies com inspirações multinacionais também estarão em alta, com as pessoas em busca de novos interesses e ideias para colocar a mão na massa. Não é porque você não pode viajar que novas culturas não possam ser conhecidas. As buscas por Padrões de Colcha Irlandesa e Carpintaria Japonesa cresceram 100% e 95% respectivamente.

Como marca, você pode promover inspirações internacionais para as pessoas, como: receitas e coquetéis, estilos de decoração, hobbies globais ou educação cultural, entre outros! 

9. Aceite o minimalismo

Os casais tornarão o casamento mais simples e emocionante! O grande dia será mais descontraído, começando com espaços menores e fugas despretensiosas. As buscas por Casamento Pequeno no Quintal cresceram 160%.

Além disso, os pequenos grandes momentos também serão mais valorizados. Em 2021, as pessoas irão planejar até os pequenos detalhes e eventos para as pessoas que amam, de noites de filmes a mesversários!

A sua marca pode inspirar as pessoas a economizar nas festas ou tornar cada ocasião ainda mais especial. Marcas de beleza, por exemplo, podem destacar looks de maquiagem discretos que não exigem um maquiador. Companhias de entretenimento podem oferecer melhores recursos para o cinema em casa, enquanto os serviços de streaming criam a playlist perfeita para um encontro romântico! 

Bônus

O Pinterest também compartilhou alguns novos insights sobre as tendências emergentes de pesquisa de tecnologia na plataforma, com jogadores, usuários móveis e o grupo WFH (Work From Home) em ascensão buscando novas maneiras de personalizar suas configurações de acordo com suas necessidades em evolução.

De acordo com o Pinterest:

“Tecnologia é uma categoria em crescimento no Pinterest, com pesquisas por ‘eletrônicos’ até 70% ano após ano. É onde as pessoas vão para descobrir novos produtos e sonhar com sua configuração de tecnologia perfeita. É também onde os primeiros usuários começam a planejar sua próxima compra: nós identificamos até 75 milhões de usuários pioneiros de tecnologia que você pode alcançar por meio do Gerenciador de Anúncios do Pinterest. “

Em termos de eletrônicos, o Pinterest destaca duas tendências importantes. Em primeiro lugar, temos a ‘decoração digital’, ou seja, pessoas personalizando seus dispositivos de acordo com seu estilo e/ou personalidade, que também apareceu no Pinterest Predicts. 

Em segundo lugar, o aumento dos jogos e do trabalho em casa geraram um novo interesse em configurações de PCs domésticos. Devido à quarentena, os jogos tiveram um grande aumento em 2020 e com a mudança combinada para home office, que deve continuar para muitos no novo ano, e mesmo depois, mais pessoas estão considerando o layout e as ferramentas de seu escritório em casa, o que pode apresentar novas oportunidades para profissionais de marketing na plataforma.

Conforme observado, o Pinterest está em uma evolução contínua e gradual e, embora possa não parecer ideal para sua empresa, pode valer a pena conferi-lo e ver o que outras pessoas em seu nicho estão fazendo no aplicativo! Se você ainda tem dúvidas de como fazer estratégias na plataforma, veja aqui 10 maneiras para tirar o melhor proveito do Pinterest

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