Quando falamos em Marketing Digital, falamos de relacionamento atrelado à conteúdo. Aproximar-se de um possível cliente e torná-lo íntimo do seu trabalho, oferecendo informação em troca. Esta relação, se for bem estruturada, pode resultar em uma venda, se isso acontecer: ponto para sua equipe de Marketing!

    Para que isso ocorra, a produção de conteúdo precisa ser perspicaz, com um grande trabalho de planejamento e análise antes de qualquer coisa ser postada. Neste post, trago algumas dicas para que você entenda como funciona esta produção de conteúdo durante cada etapa do Funil de Vendas.

Primeiro você precisa ter uma boa definição de personas. As personas são basicamente quem receberá o seu conteúdo, o seu foco, o seu futuro cliente. A sua persona precisa ser específica, com: nome, idade, profissão, cidade onde mora, quanto recebe de salário, o que gosta de fazer, estado civil, filhos. Todas as informações são válidas neste momento, quanto mais específico, melhor. Assim você saberá exatamente com quem está falando. A Rock Content tem um gerador de personas bem fácil e funcional, vale fazer o teste por lá até pegar o jeito.

    As sua persona também pode ser definida através de pesquisas, faça uma pesquisa online com os seus clientes. Lembrando que você pode ter um, dois, três, inúmeras personas.

    O seu setor de Marketing e Vendas precisam andar de mãos dadas, para que a jornada de compra seja completa. O objetivo aqui é que seus conteúdos possam colaborar com o time de Vendas. Por exemplo, faça uma pesquisa e veja quais são as maiores dúvidas dos seus clientes quando vão comprar, reúna as mais frequentes e produza conteúdos que responda todas elas. Isto vai colaborar com seus vendedores e com os seus clientes, que terão um problema resolvido (suas dúvidas). Esta jornada possui diversas etapas e cada uma delas exige um tipo específico de conteúdo. Em geral, a trajetória é a seguinte:

Aprendizado e Descoberta > Reconhecimento do Problema > Consideração da Solução > Avaliação e Compra

Comunique-se com o seu público da maneira certa e no momento certo!
Comunique-se com o seu público da maneira certa e no momento certo!

Veja abaixo como funciona cada uma das etapas do funil de vendas e como você pode guiar o seu conteúdo de acordo com cada uma delas:

Aprendizado e Descoberta

Este estágio é o inicial, quando seu futuro cliente ainda não sabe que sua empresa/produto é útil para ele. Para isto, ele precisa conhecer você e seus serviços, para então reconhecer que possui um problema e que você poderá resolvê-lo.

Exemplos:

“Os 8 benefícios de ____ para X segmento de empresas”

“Qual a função de _____ na sua empresa?”

“Por que prestar atenção no ____?”

Reconhecimento do Problema

Nesta etapa, é preciso que você faça seu futuro cliente perceber todos os problemas que ele pode estar enfrentando, mostre que você sabe lidar com este tipo de situação para que ele sinta confiança em seu trabalho.

Exemplo:

“Quero criar um site mobile. Como resolver?”

“Como criar um site mobile em 9 passos”

“O que você não sabia sobre site mobile”

Aqui, utilizei como exemplo o site mobile, mas você irá transformar tudo isto na sua área de serviço.

Consideração da Solução

Mostre que o seu serviço é a melhor solução para todos estes problemas. Crie um senso de urgência, para que este cliente não deixe para depois. Apresente suas ferramentas!

Exemplo:

“Cases: como a empresa X fez___?”

“O que você não sabia sobre ____”

Avaliação e Compra

Agora é o momento crucial! Hora de mostrar os diferenciais do seu trabalho e não se esqueça: é preciso convencer, sempre! Convença que você é competente e tem autoridade sobre este assunto, convença que o seu serviço é o melhor do mercado, convença que você deve ser o escolhido!

Exemplo:

“10 Benefícios que nossos clientes possuem”

“Como funciona a ferramenta X?”

“Por que a empresa X é a melhor opção?”

    Entender estas 4 etapas é muito importante para planejar quais serão os conteúdos utilizados em cada uma delas. Para que desta forma, o seu Lead evolua em todos os passos!

Existem muitas outras dicas e técnicas que envolvem o mundo da produção de conteúdo para Marketing Digital, mas entender o alinhamento do seu trabalho ao funil de vendas, já é um grande passo, por hoje é só. Bom trabalho e até mais!

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