Clique Aqui e saiba mais

O gerente de projetos é uma peça chave para garantir que a empresa execute os seus projetos da melhor forma possível. E, nesse novo cenário, novas qualidades são necessárias para compor o perfil deste profissional. 

Identificamos 8 características principais que um gerente de projetos precisa ter para enfrentar um cenário pandêmico e estar à frente em 2021, confira: 

1. Comunicativo 

A gerência de projetos, 95% do tempo, é comunicação. O risco de falha é alto se não houver constantes alinhamentos e engajamento com a equipe e com os clientes. 

É muito importante manter todas as informações do projeto alinhadas e todas as pessoas da equipe à par dos acontecimentos. Existem diversos aplicativos que podem ser utilizados para essa distribuição de informação, como o Microsoft Teams, o Asana e o Trello.

2. Líder

Um bom líder é aquele capaz de guiar, inspirar e motivar sua equipe diariamente. Contagiar colaboradores para que busquem os principais objetivos de uma empresa não é uma tarefa fácil. Mas o líder serve como um exemplo de atitudes positivas que demonstram o real interesse em alcançar as metas.

Além disso, possui o grande desafio de assumir responsabilidades e tomar decisões coesas. É preciso estar sempre atento aos resultados, índices e progressos dentro da empresa. Os números não são tudo dentro de um negócio, mas observar eles ajuda nas tomadas de decisão e na correta leitura da situação da empresa.

3. Solucionador de conflitos

Com a equipe, os clientes ou os fornecedores… é necessário estar pronto para lidar com o inesperado, transformando conflitos em fortalecimento das relações. O gerente de projetos precisa ter aquele jogo de cintura para realizar tratativas com todos os envolvidos no projeto e apaziguar qualquer divergência que possa surgir entre as partes. 

4. Organizado

Onde e como organizar as informações? É preciso saber gerenciar as atividades e ainda o tempo de execução. Veja como conduzir um projeto da melhor forma:

5. Negociador

É preciso entender o ponto de equilíbrio em uma relação ganha-ganha. O gerente de projetos deve ter pulso firme na hora da negociação, mas também, flexibilidade ao mesmo tempo. As duas características precisam ser na medida certa para se conseguir negociações vantajosas para os dois lados.

6. Receptivo

O gerente de projetos precisa ter sensibilidade! É seu dever estar atento a tudo que acontece no projeto, desde as necessidades do cliente, até as necessidades do seu time. E claro, esse acompanhamento precisa ser diário para ter a eficácia necessária. 

7. Resiliente 

Saber lidar com as adversidades, estando pronto para as constantes mudanças do mercado, que exigem tomadas de decisão ágeis e eficientes para seguir entregando valor. O ano de 2020 está aí para provar isso, né? 

Em meio à pandemia, essa habilidade foi a mais requisitada. Nunca se espera algo do tipo, mas igual, é preciso estar preparado para enfrentar problemas, alterações de planejamento, entre outras situações divergentes ao longo do projeto – sem perder o objetivo principal. 

8. Inovador

Entende e utiliza as principais metodologias existentes, mas coloca muito do seu estilo de gestão para liderar os projetos e a equipe de forma eficiente. O gerente de projetos sabe medir esse equilíbrio e manter suas técnicas e sua equipe modernizadas.

E se você não sabe como se manter atualizado, conheça o curso Pra Ontem! No curso, você aprenderá passos práticos e metodologias atualizadas para elaborar um projeto num cenário pós-pandêmico. Veja os principais conceitos no dia a dia de uma empresa da área de Comunicação, além de elaborar um Plano de Projeto ao final do curso.

Já deu pra ver que em 2021 o gerente de projetos terá grandes desafios! Mas é só treinar essas habilidades que você se sairá muito bem, boa sorte \o/



NÃO GOSTOU DO CONTEÚDO?

Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do clássico Feijão com Arroz!

COMO FAZER MILKSHAKE DE OVOMALTINE DO MCDONALDS

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?

Acesse e confira as edições anteriores: bit.ly/comerfeijao


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar