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A temporada de final de ano, feriados e férias é o período de compras mais movimentado e, neste ano, provavelmente será mais ainda por conta do cenário imprevisível da pandemia.

Temos Black Friday, a Cyber ​​Monday, Natal, Ano Novo, Férias Escolares, todos acontecendo nos próximos meses, o que traz muitas oportunidades para os varejistas. Na verdade, o volume de vendas e o período festivo tornam esta “a época mais maravilhosa do ano” para atrair novos clientes e manter mais próximos ainda os já existentes. 

Mas, como se destacar no meio de tanta competição? Vem que a gente te explica! Separamos 6 ideias essenciais para que você possa aproveitar esta temporada e tirar muito proveito dela. 

1. Recompense seus melhores clientes com ofertas antecipadas

Quem não gosta de se sentir especial, né? Os clientes querem saber se eles são sua prioridade, dar a eles ofertas exclusivas é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode mostrar rapidamente aos clientes existentes que você se importa com eles, oferecendo descontos exclusivos e promoções antecipadas durante a temporada de compras.

Essa empolgação na primeira compra poderá desencadear outras que não ocorreram durante a temporada, bem como despertar interesses por outros produtos. 

Como recompensar seus melhores clientes

  • Campanhas de e-mail marketing: crie uma campanha de e-mail para enviar aos clientes e assinantes existentes com uma promoção, desconto ou acesso que está disponível apenas para eles;
  • Divulgue nas redes sociais: fale sobre seus descontos VIP e antecipados nas redes sociais para criar um burburinho antes do início oficial da temporada;
  • Recompense os clientes engajados: além de recompensar os clientes com acesso antecipado, ofereça descontos e ofertas exclusivas aos clientes que se envolverem compartilhando suas histórias, fotos e comentários também.

Aqui no Share temos uma campanha de Black Friday em andamento que pode exemplificar isto. O novo Clube Share será lançado na BF e, pra isso, fizemos uma campanha de cadastro para divulgarmos as novidades exclusivas para os nossos clientes por e-mail. Utilizamos uma landing page e, quem tivesse interesse em saber mais, cadastrava seu e-mail e recebia tudo em primeira mão. 

2. Ofereça pacotes especiais para aumentar o valor médio do pedido

Todo mundo quer obter mais com seu dinheiro, e os pacotes de produtos aproveitam essa oportunidade. Ao oferecer produtos em pacotes com taxas de desconto, você aumentará a quantidade de vendas que obtém e aumentará o valor médio do pedido, pois com valores mais baixos, os consumidores estarão dispostos a comprar mais coisas. 

Como oferecer pacotes especiais

  • Crie promoções atraentes e relevantes: reúna produtos semelhantes e promova-os em seu site e nas redes sociais;
  • Explore os produtos mais vendidos: identifique seus produtos mais vendidos e combine-os com produtos complementares para criar um negócio ainda melhor. Como nós fizemos com o TOP 5 Cursos EAD, por exemplo;
  • Dê nome aos seus pacotes: vá um passo adiante e nomeie seus pacotes (você pode até dar a eles sua própria hashtag designada) para que as pessoas falem sobre eles nas redes sociais. Fizemos isso na campanha de dia dos namorados também, cada combo promocional tinha seu nome referente à uma música romântica <3 

3. Execute uma campanha pós-feriado para quem se esqueceu ou não aproveitou as ofertas

Nem todo mundo está livre para comprar na Black Friday, e há muitos outros motivos pelos quais os clientes não conseguem aproveitar ao máximo as ofertas do dia. Isso não significa que eles não querem comprar de você. Eles podem estar distraídos, ocupados no trabalho ou simplesmente não viram sua oferta a tempo.

Para atrair esses compradores, muitas marcas estendem suas ofertas da Black Friday, Natal e Ano Novo. Isso tranquiliza as pessoas que não estão no modo de compra por impulso e, em vez disso, precisam de mais tempo para pensar – especialmente se forem novas em sua marca.

Ao executar uma campanha direcionada aos compradores que “perderam” sua promoção, você construirá relacionamentos mais profundos com novos compradores e fará algumas vendas de última hora. Aproveite e divulgue fotos, comentários e conteúdos gerados pelos consumidores que já adquiriram o seu produto neste período, isso irá inspirar confiança àqueles que podem estar em dúvida sobre como fazer uma compra.

Como executar uma campanha pós-feriado

  • Estenda as promoções: estenda seus negócios mais populares por mais de um dia. Isso vale para ofertas da Black Friday e campanhas da Cyber ​​Monday, bem como quaisquer outros descontos que você tenha em execução durante a temporada de final de ano;
  • Lembre seus compradores: envie e-mails para clientes anteriores que não utilizaram os descontos para incentivá-los a aproveitar esta oportunidade;
  • Personalize e-mails: envie e-mails de recomendação de produtos para permanecer na lembrança e aumentar a chance de os consumidores realizarem a compra;
  • Aproveite as experiências do cliente: use as experiências dos clientes que compraram na Black Friday para conquistar novos consumidores. Compartilhe suas fotos, comentários e histórias nas redes sociais e em e-mails para impulsionar aquele FOMO tão importante.

4. Promova uma oferta diferente sempre

Faça com que os clientes voltem, promovendo uma nova oferta ou desconto em intervalos regulares durante as principais datas de compras como: Black Friday, Cyber ​​Monday e Natal.

Isso cria expectativa e atrai mais clientes. Pense nisso como uma bola de neve rolando colina abaixo, ficando cada vez maior à medida que mais consumidores ficam sabendo de seus negócios. Além de gerar conversa em torno da sua marca, você também receberá mais atenção sobre toda a sua linha de produtos.

Como promover ofertas diferentes

  • Planeje com antecedência: planejamento é a chave para fazer esse trabalho. Determine quais descontos você vai promover em cada período e crie gráficos e cópias para cada um deles;
  • Anuncie em todos os lugares: certifique-se de anunciar sua oferta do momento em seus canais sociais, via e-mail e em todo o seu site;
  • Crie um Buzz: fale sobre suas ofertas antes de cada campanha para criar expectativa e deixar o cliente animado para comprar.

5. Faça parceria com influenciadores

As pessoas adoram comprar de pessoas que conhecem e respeitam, portanto, aproveite isso durante as campanhas de fim de ano. Traga influenciadores da indústria, conhecidos para ajudar a promover suas ofertas e criar descontos especiais para seu próprio público.

Lembre-se, os consumidores investem em autenticidade e, com tantos descontos e promoções ao longo do dia por todos os tipos de marcas diferentes, é muito mais tentador para o público comprar de marcas e influenciadores que eles já conhecem e confiam.

A parceria com influenciadores também gera engajamento com a sua marca, uma vez que influenciadores tendem a postar muito nas redes sociais antes da Black Friday e outros eventos de compras de Natal.

Como fazer parceria com influenciadores

  • Faça conexões: comece identificando os principais influenciadores em sua indústria (eles não precisam ter milhões de seguidores. Na verdade, microinfluenciadores com 10.000 seguidores ou menos podem ser tão eficazes) e abra uma conversa com eles;
  • Crie uma oferta especial: alinhe suas ofertas de férias com o público do influenciador ou crie um desconto especial em um produto que seja adequado para seus seguidores. Quanto mais você “personaliza” suas negociações para o influenciador, mais sucesso você terá.

6. Use UGC para transformar compradores ocasionais em clientes leais

Por falar em influenciadores, os melhores influenciadores são aqueles que compram e falam sobre sua marca sem exigir incentivos. Eles criam conteúdo sobre o seu produto ou serviço porque gostam e querem compartilhar essas experiências positivas com seus amigos e seguidores.

Isso é chamado de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)!

Quando você considera que os consumidores preferem conteúdo de colegas em vez das próprias marcas, não é difícil incorporá-lo em suas campanhas de final de ano.

Coletar UGC e compartilhá-lo na Black Friday junto com as suas promoções, aumentará a confiança e as vendas. A temporada de férias também atrai muitos compradores ocasionais, mas as marcas de e-commerce mais bem-sucedidas conseguem transformar esses compradores por impulso em clientes de longo prazo.

Você também pode fazer isso por meio de um UGC autêntico e da criação de uma comunidade em torno de sua marca. Isso faz com que os clientes sintam que são parte de algo e garante que eles voltem.

Como usar UGC

  • Crie uma Hashtag: crie uma hashtag especialmente para os feriados ou uma promoção específica e incentive os clientes a compartilhar suas fotos, vídeos e histórias de seus produtos;
  • Reposte: mantenha a conversa compartilhando o conteúdo gerado pelo usuário nas suas redes sociais;
  • Aproveite o UGC em toda a jornada de compra: espalhe o UGC ao longo da jornada de compra, incluindo em listas de produtos e em e-mails de carrinhos abandonados.

Não resta muito tempo antes dessas datas comerciais, o que significa que não dá pra perder tempo, comece hoje a pensar em suas campanhas de marketing! Use algumas das ideias que mencionamos aqui para construir confiança, gerar vendas e transformar compradores ocasionais de férias em clientes para a vida toda. 😉


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