O podcast é uma das mídias mais fascinantes e emergentes do mundo digital. Alinhado à cultura multi-tasking que é característica de boa parte da população que respira digital, podcasts entram como alternativa de continuar consumindo conteúdo mesmo quando estamos no presos no trânsito, abarrotados de trabalho ou simplesmente cansado o suficiente para fazer qualquer tarefa que exija algum esforço físico.

Mas o que temos de conteúdo para publicitários? Talvez a resposta mais adequada seja que a melhor coisa do podcast, principalmente para publicitários, seja sua diversidade de pautas, temas, informações, histórias e universos. É uma gama tão grande de conteúdo gerado que separar cinco podcasts não é apenas uma tarefa difícil, mas quase injusta.

Porém, missão dada é missão cumprida e nós reunimos a seguir cinco podcasts que caem como uma luva para qualquer publicitário. Esses programas a seguir tratam de criatividade, tecnologia, comunicação e cotidiano. Alguns são brasileiros, outros gringos, mas a barreira da língua é uma ótima desculpa para também treinar sua habilidade no gringolês.

avatar-braincast

Braincast

Apresentado por Carlos Merigo, criador do portal Braincast, o programa de mesmo nome trata de temas que estão fervendo nas xoxial midias e também de temas que ora tendem para futurologia do digital e da comunicação, ora para polêmicas e mamilos que compõe nosso dia a dia online.

O programa é como uma conversa de bar. Descontraído, Carlos Merigo está quase sempre acompanhado de Luiz Yassuda, Cris Dias, Higino, Guga Mafra ou Alexandre Maron. Todos os convidados em contato com o mercado de comunicação diariamente.

Periodicidade: Semanal

Site: http://www.b9.com.br

Episódio sugerido: Episódio 170?—?Youtube vs Facebook: O Futuro do Vídeo na internet

fhkh-3g8

Faq:21

Não é magia, é tecnologia, já dizia algum filósofo da era contemporânea. E a missão do Faq:21 parece ser essa: a missão de provar que não é magia mesmo.

Apresentado pelos simpáticos Kris Arruda e Ricardo Laganaro, o Faq:21 é um programa de (em média) quarenta e cinco minutos onde os apresentadores falam sobre diversos assuntos ligados a como nossa vida é moldada pela tecnologia diariamente e tudo isso de uma forma descomplicada, solta e irreverente.

Periodicidade: Semanal

Site: http://www.faq21.com

Episódio sugerido: Episódio 46?—?Quais tecnologias moldarão o futuro?

1200x630bf

Código Aberto

Se alguém vai te falar umas verdades, que seja alguém que viva o que está falando.

“Conversas francas com os profissionais mais influentes do mercado, suas grandes ideias e o que pensam sobre o futuro da mídia, da tecnologia e da comunicação”, é assim que Juliana Wallauer e (novamente) Carlos Merigo traduzem a proposta do programa.

O formato de entrevistas é bem convidativo e confortável para ouvir em qualquer ocasião. Os apresentadores não economizam nas perguntas e tentam, a cada programa, desmistificar um pouco dos grandes profissionais e das grandes agências do mercado brasileiro.

Periodicidade: Semanal

Site: http://www.b9.com.br

Episódio sugerido: Episódio 04?—?Daniela Cachich, VP de Marketing, Heineken

blumberg-alex-startup-silicon-valley

StartUp

Que tal ouvir a intimidade de um processo árduo da criação de um negócio? É o que StartUp se propõe a fazer.

O programa é inicialmente conduzido por Alex Bloomberg, produtor de rádio, e posteriormente por Lisa Chow. A narrativa é bem envolvente e as histórias servem de lição para qualquer pessoa que esteja disposta a empreender.

Erros não são escondidos, dicas são dadas, segredos não são mantidos. StartUp é um dos melhores podcasts em atividade.

Periodicidade: Sazonal

Site: https://gimletmedia.com

Episódio sugerido: Episódio 01?—?How not to pitch a billionaire

99pi-svg

99% Invisible

Perceber que o ambiente ao nosso redor é composto de diversos esforços de designers e comunicadores vai abrir sua visão de mundo.

Apresentado pelo cara mais simpático dos podcasts americanos, Roman Mars nos traz semanalmente histórias que sempre nos levam a perceber o quão intrínseca é a nossa relação diária com o design. É como colocar uma lente nova nos olhos e passar a enxergar as coisas pelo ponto de vista criativo de diversas mentes criativas que talvez passassem despercebidas por você.

Periodicidade: Semanal

Site: http://99percentinvisible.org/

Episódio sugerido: Episódio 226?—?On Avarage

Dica Extra: Talkshare

O Talkshare é o podcast da Evento Share que busca divagar sobre questões bem particulares do mundo de agências e do mundo da comunicação. Apresentado por mim (Danilo Santana) e pelos feras Bruno Scartozonni e Rafael Martins, o programa está em hiato, mas deve voltar em breve.

Periodicidade: Quinzenal

Site: http://tudodeshare.com.br/talkshare

Episódio sugerido: Episódio 02 – Inbound Marketing

podcast_1

Seja para adquirir mais conhecimento, ou para mérito puramente de entretenimento, o podcast é um bom companheiro para o dia a dia corrido que nem sempre nos dispõe tempo para que possamos ficar antenados em tudo o que está acontecendo.

Talvez você possa gostar

Leave a Reply