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Estar nas redes sociais já não significa um bônus para a sua marca, mas estar da maneira correta, sim! A grande dificuldade de quem quer colocar a empresa nas redes sociais é agir como se estivesse no Facebook pessoal, o que é bem diferente.

Vou listar aqui, algumas ideias erradas de quem administra páginas empresariais, aproveita para dar uma conferida se já pensou algo do tipo – e se pensou, esqueça imediatamente:

“Ah, o bom das redes sociais é que a gente faz propaganda de graça!”

“Todo mundo sabe mexer no Facebook”

“Já viu que tem uns perfis que a gente pode comprar curtida?”

“Mas esse negócio de rede social não é pro meu público”

“Ninguém vai perceber se eu não postar nada hoje, né?

A lista de erros poderia ser beeem maior, mas vamos ao que interessa não é? Falar dos erros só traz benefícios quando começamos a falar das soluções. Agora vamos a lista do bem: a lista de estratégias que você deve ter como social media.

1) Tenha um planejamento de conteúdo

Acordar e pensar: hm, o que vou postar hoje? Não é nenhum crime, mas fazer isto 3x na semana é um grande erro.

Todo conteúdo compartilhado em seu canal, deve ser pensado com calma. Você pode criar editorias como: notícias, fotos, vídeos, curiosidades (claro, com assuntos relacionados a sua área). Crie editorias e coloque-as em prática!

2) Tenha definições. Quais? Todas!

Suas definições precisam ser feitas antes do trabalho começar e saber isto irá evitar retrabalho, então não deixe para depois. O que você precisa definir? Público, linguagem, formas de conteúdo, investimento, quem irá ficar responsável pelo conteúdo, quem irá ficar responsável pelos anúncios, tudo, todos os detalhes.

3) Preveja problemas

Este tópico deveria estar em negrito nos currículos dos social medias por aí, afinal, um bom social media prevê muita coisa. Como? Bom, vamos imaginar que amanhã ao meio dia, sairá uma postagem com o tema finanças pessoais. Ótimo tema, várias pessoas estão em busca de ajuda para cuidar e garantir uma boa economia no ano que se inicia. Até o momento tudo bem, mas aí entra a nossa tabela de problemas. Sim, você precisa ter uma tabela de problemas onde você e sua equipe irá colocar TODAS, simplesmente todas as possibilidades de comentários negativos que poderão aparecer no decorrer do caminho. “Ai mas eu não consigo imaginar nenhum comentário negativo nesta postagem.”, tudo bem, vou te dar uma mãozinha (ainda no exemplo das finanças), poderíamos imaginar comentários do tipo:

“Este post foi feito para quem é rico e tem dinheiro para guardar.”

“Falar é fácil, difícil é ter o dinheiro para pagar as contas.”

“Como vocês querem sugerir planejamento? Estou desempregada e os juros só aumentam.”

“Com os juros dos bancos, nunca vamos sair das dívidas.”

“Culpa do PT!”

Bom, agora já temos alguns exemplos de comentários que poderiam aparecer no decorrer da sua postagem. Você sabe o que faz com eles? Prevê respostas educadas e bem pensadas (a parte de ser educado é muito importante, não se esqueça).

No dia a dia, nem sempre conseguimos fazer isto, prever problemas, mas precisamos criar o hábito para não correr o risco de ter milhares de comentários negativos em uma publicação. Mesmo que não sejam comentários contra a página, não cai bem.

3) Pesquise a concorrência, mas a vida segue, viu?

Não fique olhando a página dos concorrentes de 3 em 3 minutos, não fique monitorando cada passo que eles estão dando.

Fique de olho, veja os comentários, a abordagem, o que poderia tornar a sua página um diferencial ao ser comparada ao concorrente, pense nisto. Conheci empreendedores que passavam o dia inteiro vendo as ações dos concorrentes, isto não é bom, porque você pode acabar caindo na armadilha de copiar o que está sendo feito e o objetivo não deve ser este!

Siga sua vida, tenha suas próprias ideias e deixe que a concorrência faça o mesmo. Estar de olho é bacana, mas não exagere!

4) Conheça os influenciadores da sua área

Já passou da hora de focarmos a atenção nos influenciadores digitais! Independente do segmento, sempre haverá alguém em algum canal, com uma grande audiência e você precisa saber usar isso ao seu favor! Ações com influenciadores costumam dar bons resultados, não deixe de pesquisar sobre eles.

5) Resultados

Você só vai saber se está no caminho certo quando for mensurar seus resultados. Então coloque os números no papel, mensal, trimestral, semestral, não importa. Anote, reveja abordagens, faça testes. No digital, nada é concreto, não existe uma verdade absoluta, você irá precisar testar sempre!


Estas cinco dicas poderão te ajudar a ter uma estratégia mais assertiva como social media, mas cada caso é um caso. Cada rede exige um trabalho, uma atenção. Lembre-se de que nem sempre o que funciona em um mês e em um canal, irá funcionar nas demais. Tenha sempre um esforço extra para criar conteúdos criativos e diferenciados, além de interagir com as pessoas <3 No fim, depois de alguns testes você poderá encontrar o pote de ouro 😉

Bom trabalho!


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