Clique Aqui e saiba mais

Conteúdos compartilháveis que geram muita identificação. Entenda um pouco mais sobre o universo dos memes!

O termo “meme” foi criado pelo biólogo e escritor britânico Richard Dawkins em 1976 e se referia, de forma mais didática, a uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro. Hoje sabemos que os memes são sinônimos daquela combinação maravilhosa que pode unir uma imagem interessante, um acontecimento, um rosto conhecido, uma frase de impacto e principalmente muito ironia e deboche, na maioria das vezes se tornando rapidamente um viral.

O livro “O Gene Egoísta” popularizou a ideia de que a seleção natural acontece a partir dos genes. Eles “buscam” a sobrevivência, por meio de corpos capazes de sobreviver e de se reproduzir (para replicar os genes). O biólogo contou que queria terminar o livro com a proposta de que a cultura dos memes também é capaz de se espalhar como os genes e o meme é o equivalente cultural do gene, a unidade básica de transmissão cultural, que se dá por meio da imitação.

Segundo pesquisa feita pela Consumoteca Lab, os memes são resultados do mashup na linguagem e através deles, conseguimos determinar o tom, a intenção, a emoção ou contexto das mensagens que enviamos, algo que não seria possível se recorrêssemos apenas às palavras, mas que se torna possível com a junção de imagens + palavras.

Outra informação interessante é o envolvimento da Geração Z com os memes. Vamos olhar os números!

O que precisamos entender é que: O viral não é um meme, mas um meme pode ser um viral. AHHH SHARE, mas como é que vou entender isso? Pera aí que vamos explicar:

Um conteúdo viral é aquele que é compartilhado por uma quantidade imensa de pessoas e se espalha em um curto espaço de tempo. O detalhe do viral é que ele é algo que se transforma depois do conteúdo estar circulando nas redes.

Por exemplo, na ação das lojas Americanas que rolou no BBB 21, a atriz Ingrid Guimarães brinca com uma das participantes do reallity perguntando se ela trocaria o programa pelo da concorrência. O trecho do vídeo se espalhou rapidamente, como um viral:

Já o meme é um conteúdo em imagem, vídeo ou gif que se espalha através das redes sociais. Uma das principais características do meme é que ele pode ser adaptado ou modificado dependendo da situação, e por isso ele acaba viralizando com facilidade. como por exemplo, os conteúdos do perfil Saquinho de Lixo:

POST QUE DEU ORIGEM AO MEME:

O MEME:

Um dado relevante para levarmos em consideração na hora de pensar no uso de memes na estratégia de produção de conteúdo é que 81% dos entrevistados acham que marcas que usam memes em suas estratégias são mais divertidas e ficam mais próximas do seu público alvo. (Fonte: Consumoteca).

Segundo Felipe Misale, criador da página de memes Melted Vídeo, um meme só funciona se quem estiver criando se enxergar naquela situação, como por exemplo, os memes que estão relacionados com assuntos atuais.

Bom, agora que a gente já sabe um pouquinho mais sobre meme e viral, vamos aos trabalhos! Separamos uma lista com 4 aplicativos para você usar a criatividade e abusar na criação de memes. Corre aqui:

Meme Generator Free
O app tem um banco de dados com mais de 600 memes prontos e uma série de ferramentas para você inventar um novo. Você pode ajustar as fontes para textos, cores e tamanho, além de incluir centenas de adesivos e filtros.

Canva
Oferece modelos e molduras para você criar o seu meme, alterando o layout e proporções como quiser e também pode editar os memes já existentes. imagens gratuitas ou de baixo custo. Permite salvar as imagens em JPEG, PNG ou PDF e compartilhar os memes diretamente nas redes sociais.

Gif Me Camera
Ideal para quem quer fazer gifs a partir de vídeos de até 14 segundos captados na câmera, além de ser possível adicionar filtros com ajustes e cores.

MadLipz
Adicione gravações de voz em cenas de filme e vídeos da internet, escolhendo entre as opções de áudios disponíveis no aplicativo. Se você habilitar o uso do microfone do celular, poderá adicionar legendas em português ou usar sua própria voz para dublar as filmagens.

Os aplicativos para criar memes são ótimos aliadosna hora de produzir conteúdo! E sabe onde mais você pode aprender a usar meme na produção do seu conteúdo?

No #ShareTalks2021 \o/ \o/
O Davi Moraes e a Sofia Carvalho, responsáveis pelo perfil @saquinhodelixo, vão conversar com a gente e trazer muito conteúdo sobre como usar memes na estratégia de comunicação.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI!


NÃO GOSTOU DO CONTEÚDO?

Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do clássico Feijão com Arroz!


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar