Clique Aqui e saiba mais

A criação de conteúdo para blog é super importante para a estratégia de comunicação de uma marca. Mesmo com a força das redes sociais, o blog permanece com um espaço eficaz na geração de tráfego e se você estava em dúvida se ainda vale a pena criar conteúdo para blog, este conteúdo é um sinal \o/

Segundo levantamento da HubSpot, realizado em 2019, blogs são uma das três principais formas de mídia na estratégia de conteúdo das empresas. A pandemia impulsionou a criação e o consumo de conteúdos, estamos cada dia mais conectados e aí você tem mais motivos para investir sua estratégia no blog!

Um blog pode oferecer diversos benefícios para uma marca, como:

  • Construir uma boa autoridade para a marca;
  • Ter um canal próprio para manter o conteúdo;
  • Ganhar um melhor posicionamento o Google;
  • Facilitar o processo de vendas;

Entre outros benefícios

Agora que nós já falamos um pouco sobre como é importante a criação de conteúdo no formato de blog, vamos ao que interessa:

30 Tipos de conteúdos para você criar no seu blog!

1) Passo a passo

As dúvidas não param, né? Sempre teremos algo novo para aprender, então aproveite para criar tutoriais para o seu público. O seu blog também deve mostrar soluções para as pessoas.

2) Gráficos

Os gráficos são uma ótima maneira de apresentar um conteúdo mais específico de forma simples e de fácil leitura. Assim, uma informação mais densa se torna leve para o público.

3) Ebooks

O trabalho com ebooks possui como objetivo levar um conteúdo mais aprofundado ao leitor. Assim, você pode selecionar algum conteúdo e criar um material mais denso sobre ele. No seu blog, por exemplo, você pode trazer um panorama geral sobre o assunto do ebook e para o usuário ter mais informações, ele poderá fazer o download do material.

4) Resenhas / Resumos

Trazer o conteúdo de livros e artigos de forma resumida, pode ajudar o leitor a ver o seu blog como uma fonte de informação eficaz. Assim, você apresenta um material verdadeiro e relevante, de forma simples de ser consumido.

5) Mitos e verdades

Quem nunca caiu em uma informação errada e tomou como verdadeira? É normal. Por isso, o seu blog pode solucionar muitas dessas questões, lembrando o seu público de que você preza pelo conteúdo verdadeiro.

6) Review

Testou algum programa, serviço ou produto que tenha relevância para o seu público? Compartilhe como foi a experiência. Esse tipo de conteúdo ajuda a humanizar a sua marca.

7) Perguntas frequentes

Sabe o SAC da sua empresa? Ele pode facilmente se tornar uma editoria do seu blog. Aproveite as dúvidas que o seu público envia e transforme tudo isso em conteúdo. Assim as pessoas terão cada vez menos questões sobre o seu negócio.

8) Guias

Guias e manuais são uma ótima maneira de ajudar os leitores a encontrar soluções ou entender como funciona a sua estratégia / serviço ou produto. Pense bem, o seu guia pode ser muito mais atrativo do que as velhas bulas de remédios.

9) Dicionários

Parece bobo, mas o dicionário é uma ferramenta super importante e eficaz para a audiência.O seu blog pode trazer conteúdos que explicam algum termo do momento e que muitas pessoas podem não entender.

10) Webnar/lives

Já teve a chance de participar ou assistir algum webnar ou alguma live? Provavelmente sim, né? Esse tipo de material está cada vez mais em alta, por serem tão dinâmicos e de fácil acesso. Pois então, já pensou que nem todas as pessoas conseguem consumir esse conteúdo no momento de transmissão? Aproveite para criar um post no blog para as pessoas que não estiveram presentes no momento. Assim você também educa o seu público, para que eles saibam que você produz esse tipo de conteúdo ao vivo ou pré-agendado.

11) Listas

As pessoas adoram listas que ajudam a facilitar algumas tarefas da rotina, não é mesmo? Então aproveite para entregar essa solução através do seu blog. Seja lista de ferramentas, de serviços, de atividades, de infinitas coisas. Listas deixam a leitura dinâmica e você entrega um conteúdo de qualidade de maneira leve. Aproveite!

12) Entrevistas

Traga pessoas relevantes para o seu público para o seu blog. Através de entrevistas você pode produzir algum conteúdo que solucione alguma questão ou até mesmo conte uma novidade em primeira mão. Transformar o seu blog em um canal relevante e com informações de qualidade, deve ser o seu principal objetivo. Você pode aproveitar e, se tiver a chance, produzir algum vídeo ou podcast que complemente a sua entrevista. Pode trazer um grupo de pessoas para tratar sobre o mesmo assunto, por exemplo. Existem diversas possibilidades, explore-as!

13) Pesquisas

No seu blog você pode tanto como fazer pesquisas com o seu público, quanto divulgar alguns dados interessantes sobre outras pesquisas. O importante é você sempre ter em mente o que as pessoas que acessam o seu site gostariam de ler, o que seria relevante para elas? Sendo assim, você pode ir em busca de pesquisas que provavelmente os usuários não encontrariam com tanta facilidade. Traduza os dados e entregue essas informações de forma mais simples para seus leitores.

14) Podcasts

O formato que começou a ganhar espaço, entrega conteúdo acessível e dinâmico. Ele pode estar no seu blog como uma opção para quem não tem tempo para leitura.

15) Sobre o seu negócio

As notícias e novidades da sua empresa também podem se tornar pautas do seu blog, sabia? É só você trazer esse conteúdo de uma forma que não seja tão “Olha como a minha empresa é legal” e sim “Olha como nós podemos te ajudar”, percebe a diferença?

16) O futuro

Todo mundo quer saber um pouquinho sobre o que irá encontrar no futuro, não é mesmo? Então aproveite para trazer algumas previsões no seu blog. Sempre pensando no seu segmento e no que o seu público gostaria de saber.

17) Novidades

Surgiu alguma novidade no seu segmento? Tente ser um dos primeiros a comentar sobre o assunto. O timing é muito importante para criar autoridade. Assim, o seu público vai saber que você está de olho no que está vindo por aí.

18) Opiniões

Muitas vezes saber a opinião de alguém é importante para tomarmos decisões, não é mesmo? Mas lembre-se, geralmente nos importamos com as opiniões de pessoas relevantes ou próximas a nós. Por isso, uma das coisas que você pode fazer é trazer a opinião de pessoas importantes no seu segmento. Dê o espaço para elas dizerem algo ao seu público e veja qual será a receptividade das pessoas.

19) Cases

A gente adora ver um case de sucesso. O seu espaço de blog também pode falar sobre isso, cases que deram certo e também sobre os que deram errado. Ajude o seu público a se inspirar!

20) O que não fazer

Pode parecer simples, mas uma lista de coisas para “não se fazer” pode ser muito útil, dependendo do seu segmento e do que o seu público está em busca. Muitos blogs mostram o que fazer, mas também podemos ajudar a audiência a entender os erros que não podemos cometer também.

21) Cobertura de eventos

Participou de algum evento legal e relevante do seu segmento? Aproveite para contar tudo no blog. Lá você pode explorar as entrevistas, fotos e vídeos para quem não foi, se sentir mais próximo.

22) Analogias

As analogias são uma ótima alternativa para você levar um tema mais técnico ou mais difícil de explicar para o seu blog. Assim, você cria uma situação, faz analogias e comparações para que as pessoas entendam do que se trata.

23) Conteúdo do leitor

Já pensou em trazer os leitores do seu blog para serem autores por um dia? Seria uma experiência super diferente e legal. Além do mais, isso pode aproximar você do seu público. Abra esse espaço para as pessoas.

24) Recomendações

Sabe aqueles outros sites, da sua área de atuação, que você acha super legal? Aproveite para indicá-los no seu blog. Essa prática é bem recorrente e quem for indicado vai gostar da ideia, pode apostar!

25) Testou e aprovou

Convide clientes para testarem o seu produto e compartilharem uma resenha ou um vídeo no seu blog. Outra forma de trazer o público para mais perto da sua marca e mostrar depoimentos reais sobre o seu serviço.

26) Documentos

Sabe aquelas planilhas, cálculos ou documentos que o seu público pode precisar? Você pode ajudá-los disponibilizando esse tipo de conteúdo no seu blog. Lembre-se de ser útil, relevante e ajudar quem acessa o seu site.

27) Ferramentas gratuitas

Todos os dias nós usamos várias ferramentas, aplicativos, sites gratuitos que nos ajudam de alguma forma, não é mesmo? Aproveite para indicá-los no seu blog.

28) Uso de um produto/serviço

Lançou algum produto novo? Que tal aproveitar o momento e fazer um vídeo explicando como utilizá-lo? Ele pode ser complementar ao post no blog.

29) Respondendo comentários

Você pode fazer um compilado de comentários com dúvidas ou sugestões e respondê-las em seu blog. Muitos comentários criados nas redes sociais ou no sac da empresa, podem se transformar em conteúdo para o blog.

30) Infográficos

Sabe aquelas pesquisas que você gostaria de divulgar ou até mesmo quando o conteúdo é extenso? Aproveite para criar um infográfico, que fica mais fácil de entender e visualmente dá um up no seu blog.

Viu só como o seu blog pode ser um espaço para diversos tipos de conteúdo? E eles também podem ser desdobrados em formatos diferentes, nas suas redes sociais! \o/

Sabe onde você pode aprender sobre criar conteúdos interessantes para blog?

No Clube Share! Por apenas R$ 59,90/mês, você terá acesso a:

✅ Todos os 27 cursos;
✅ As 5 formações do Clube Share (Mídia e Performance, Estratégia, Autenticidade Visual, Branding e Social Media) com aulas ao vivo e depois, disponibilizadas em gravação para vocês reverem quanta vezes quiser;
✅ Acesso a todos os nossos eventos exclusivos para os membros que criamos;
✅ Nossos grupos para networking com a galera;
✅ Monitoria com as nossas gerentes de comunidade, com direito a Plano de Estudos personalizado desenvolvido na monitoria.

E muito mais novidades que estão chegando por aqui! \o/

Clique aqui e seja um membro!


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar