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Neste artigo vamos conhecer 30 termos de Marketing Digital mais utilizados na rotina dos profissionais e agências de Marketing Digital

Será que você sabe a maioria dos termos?

Vamos a eles:


SEO / OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA

Uma das ferramentas mais especializadas e procuradas, o SEO se concentra em tornar um site de negócios classificado como o melhor nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc.



BOUNCE RATE / TAXA DE REJEIÇÃO

É a porcentagem de visitas a um site que são sessões de página única, com o visitante saindo sem exibir uma segunda página. Geralmente é usado como uma medida do envolvimento geral de um site.

Como é calculada a taxa de rejeição?
A taxa de rejeição é calculada pelo número total de visitas de uma página dividido pelo número total de entradas em um site. Por exemplo, se a página inicial de um site recebe 1.000 visitantes ao longo de um mês e 500 desses visitantes saem do site após visualizar a página inicial sem prosseguir para outras páginas, a taxa de rejeição da página inicial é de 50%.



CTA / CALL TO ACTION / “CHAMADA PARA A AÇÃO”

CTA uma sigla em inglês que significa ‘Call to Action’, é um recurso usado para incentivar um usuário que visita um conteúdo a fazer uma determinada ação.

Geralmente uma página da Web possui várias chamadas estratégicas à ação destinadas a convencer o usuário a fazer alguma ação, por exemplo:

Ir para a página de um produto
Assinar uma newsletter
Compartilhar o conteúdo do site em suas redes sociais
Baixar um e-book
Visitar a loja virtual/e-commerce
etc…



KPI / INDICADOR-CHAVE DE DESEMPENHO

KPIs são pontos de dados que podem mostrar um impacto direto no sucesso do negócio ou da marca. Normalmente, esses dados são rastreados, analisados ​​e usados ​​para orientar a estratégia para o sucesso futuro dos negócios. Nas vendas, por exemplo, os KPIs podem ser aquisições de novos clientes.



INFLUENCER MARKETING / MARKETING DE INFLUÊNCIA

O marketing de influenciadores está rapidamente se tornando uma solução essencial para co-criar um conteúdo e aumentar a amplificação do mesmo.

O marketing de influenciadores envolve estratégia, criação e amplificação de conteúdo. Como ele desempenha várias funções, é uma boa ideia que todo profissional de marketing tenha pelo menos uma noção dos fundamentos.



LEAD

É um possível cliente em potencial, é um usuário que mostra interesse em um produto ou serviço e é muito provável que se torne um cliente, ou seja, faça uma compra ou contrate um serviço. Esse interesse é demonstrado ao compartilhar os detalhes de contato com você, como o endereço de email, numero de telefone/WhatsApp ou das redes sociais, para se possa enviar informações adicionais.

Essa definição pode variar um pouco, dependendo do setor. Por exemplo, para algumas empresas, um Lead é um usuário prestes a fazer uma compra, enquanto no marketing digital um Lead é qualquer usuário que fornece seus detalhes de contato.



CONVERSÃO

Uma conversão ocorre quando um cliente ou cliente em potencial conclui uma ação que foi configurada para eles.

Exemplos: realizar uma compra, um pedido de orçamento, preencher um formulário, etc.



CONVERSION RATE / TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão é o número de conversões dividido pelo número total de visitantes. Por exemplo, se um site de comércio eletrônico recebe 200 visitantes em um mês e tem 50 vendas, a taxa de conversão seria 50 dividida por 200 ou 25%.

Uma conversão pode se referir a qualquer ação desejada que você deseja que o usuário execute. Isso pode incluir qualquer coisa, desde um clique em um botão até fazer uma compra e se tornar um cliente.



ABANDONO DO CARRINHO DE COMPRAS

O abandono do carrinho de compras ocorre quando um cliente em potencial inicia um processo de check-out de um pedido on-line, mas sai do processo antes de concluir a compra. Qualquer item que entra no carrinho de compras, mas nunca passa pela transação final de pagamento é considerado ‘abandonado’ pelo comprador. O abandono do carrinho de compras é um aspecto importante do processo de compras on-line ao qual os varejistas prestam muita atenção.

A taxa de abandono do carrinho de compras é calculada dividindo o número total de transações concluídas pelo número total de transações iniciadas. Essa taxa identificará qual porcentagem de usuários de um site sinaliza a intenção de compra adicionando um item ao carrinho, mas não conclui a compra.

A taxa de abandono do carrinho de compras é uma métrica importante para os sites de comércio eletrônico acompanharem, pois uma alta taxa de abandono pode sinalizar uma experiência ruim do usuário ou um funil de vendas interrompido. Reduzir o abandono do carrinho de compras leva diretamente a mais vendas e receita.



KEYWORD / PALAVRA-CHAVE

Uma palavra-chave é um termo usado no marketing digital para descrever uma palavra ou um grupo de palavras que um usuário da Internet usa para realizar uma pesquisa em um mecanismo de pesquisa.

Em uma estratégia de SEO, as palavras-chave são muito importantes e devem ser o núcleo de qualquer escrita para a web (presente no conteúdo, títulos e elementos de SEO).

As palavras-chave devem ser desenvolvidas e cuidadosamente selecionadas antes de lançar o conteúdo on-line nas plataformas da Web.



SERP / PÁGINA DE RESULTADOS DO MECANISMO DE PESQUISA

Muitos profissionais de marketing reportarão e definirão metas para SERPs, abreviação de páginas de resultados de mecanismos de pesquisa. São resultados de links de páginas quando alguém digita um termo de pesquisa em um mecanismo de pesquisa. Nesses resultados, um resultado orgânica não é paga e foi gerada como resultado do SEO, e uma listagem patrocinada é o equivalente a um anúncio que foi pago.



INBOUND MARKETING / MARKETING DE ATRAÇÃO

É uma metodologia de marketing projetada para atrair visitantes e clientes em potencial. Significa usar uma combinação de canais de marketing, marketing de conteúdo, SEO de otimização de mecanismos de pesquisa e mídias sociais de maneira criativa para atrair a atenção das pessoas. O objetivo de uma campanha de Inbound Marketing é aumentar o alcance e direcionar tráfego, engajamento e conversões de qualidade usando postagens em blog, ebooks, perfis de mídia social ou outros canais que consideram úteis ou interessantes.



LTV / LIFETIME VALUE / VALOR DO TEMPO DE VIDA DO CLIENTE

O valor do tempo de vida útil de um cliente ou LTV é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida útil como cliente. Esse valor de um cliente pode ajudar a determinar muitas decisões econômicas para uma empresa, incluindo orçamento de marketing, recursos, lucratividade e previsão. É uma métrica chave nos modelos de negócios baseados em assinaturas, juntamente com o MRR (Receita Recorrente Mensal).



ROI / RETORNO DE INVESTIMENTO

O ROI é uma métrica financeira de lucratividade amplamente usada para medir o retorno ou o ganho de um investimento. ROI é uma proporção simples do ganho de um investimento em relação ao seu custo.

Em resumo o termo ROI corresponde ao lucro obtido após a comparação da receita gerada com o custo envolvido.

Por exemplo:
Foi investido R$ 100,00 para venda de um produto e por final recebeu R$ 150,00 o ROI foi de 50% ou 1,5: 1.



WEB ANALYTICS

É a medição e análise de dados para informar o entendimento do comportamento do usuário nas páginas da Web.

As plataformas de análise medem a atividade e o comportamento em um blog, por exemplo: quantos usuários visitam, quanto tempo ficam, quantas páginas visitam, quais páginas visitam, etc.

As empresas usam plataformas de análise da web para medir e comparar o desempenho do site e analisar os principais indicadores de desempenho que direcionam seus negócios, como a taxa de conversão de compras.

A principal ferramenta utilizada é o Google Analytics.



BOUNCE RATE / TAXA DE REJEIÇÃO

Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas ao site que são sessões de página única, com o visitante saindo sem exibir uma segunda página. Geralmente é usado como uma medida do envolvimento geral de um site.

Como é calculada a taxa de rejeição?
A taxa de rejeição é calculada pelo número total de visitas de uma página dividido pelo número total de entradas em um site. Por exemplo, se a página inicial de um site recebe 1.000 visitantes ao longo de um mês e 300 desses visitantes saem do site após visualizar a página inicial sem prosseguir para outras páginas, a taxa de rejeição da página inicial é de 30%.



EMAIL MARKETING

Compreende a construção de uma lista de assinantes e o envio de emails para o público-alvo.

O marketing por email é o uso de email para incentivar e desenvolver novos relacionamentos aprimorados com os clientes, bem como para promover produtos ou serviços. É um dos pilares básicos do marketing digital.



SEM / SEARCH ENGINE MARKETING / LINK PATROCINADO

Refere-se principalmente ao processo de compra de anúncios nos mecanismos de pesquisa.

O SEM é uma estratégia de marketing digital usada para aumentar a visibilidade de um website nas páginas de resultados dos buscadores (SERPs).

Embora o termo tenha se referido tanto às atividades de pesquisa orgânica, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) quanto pagas, agora agora se refere quase exclusivamente a publicidade de pesquisa paga.

O marketing do mecanismo de pesquisa também é conhecido como pesquisa paga ou PPC (pay per click).



REMARKETING / RMKT

O remarketing é um conjunto de táticas usadas pelo Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads ou qualquer outra rede de anúncios que permite que os sites mostrem anúncios personalizados para usuários que já visitaram ou fizeram uma ação específica em um endereço web.

Quem nunca caiu em uma estratégia de remarketing? Um exemplo é depois de pesquisar um voo para o seu próximo destino de férias, você recebe anúncios semelhantes com ofertas para viagens nas redes sociais? Ou então depois de deixar um produto pendente no carrinho de compras de uma loja virtual, você começa a receber anúncios com descontos especiais para incentivá-lo a voltar e realizar a compra?

O objetivo do remarketing é mostrar mensagens que atendam aos interesses e necessidades refletidas pelo comportamento do usuário nas pesquisas na Internet, com o objetivo de aumentar as possibilidades de conversão.



GROWTH HACKING

Refere-se a todas as estratégias, ferramentas de marketing e digitais, focadas em aumentar o número de usuários de um determinado produto no menor tempo possível.

Growth hacking pode ser aplicado a qualquer modelo de negócios, mas está especialmente relacionado a empresas tecnológicas, as chamadas Startups.



AWARENESS / MARKETING DE CONSCIENTIZAÇÃO

O marketing de conscientização é uma abordagem de marketing na qual uma empresa se concentra em obter a marca reconhecida por clientes em potencial.

Quanto uma marca, empresa ou produto é conhecido. As empresas geralmente definem uma meta para o grau de conscientização que pretendem atingir e, em seguida, planejam campanha(s) para atingir essa meta.



UGC / USER GENERATED CONTENT / CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO

Pode ser qualquer conteúdo em formato de texto, vídeo, imagem, áudio, etc criado por pessoas, por consumidores, usuários finais e não por marcas. Então as marcas costumam compartilhar o UGC em suas próprias contas de mídia social, site e outros canais de marketing.

O conteúdo gerado pelo usuário também é chamado de mídia gerada pelo consumidor = Consumer-Generated Media (CGM).



LANDING PAGE / LP / PÁGINA DE DESTINO

Uma página de destino é uma página em que um visitante é redirecionado após clicar em um anúncio, promoção ou resultado de pesquisa.

O objetivo de uma página de destino é obter os detalhes de contato do visitante em troca de e-books, acesso a um webinário on-line, ofertas de compras exclusivas etc. Bastante usadas para captar leads ou realizar a venda de produtos.



TAG / MARCAÇÃO

Uma tag é um elemento incluído em cada página da web a ser medida. A tag é um pequeno pedaço de código inserido no código-fonte da página. Ele permite que a ferramenta de análise registre conexões em seu servidor. Na análise digital, a tag é usada para refinar as análises usando segmentos.

Também é chamada de etiqueta, é uma palavras-chave associado com uma informação permitindo classificar ou marcar conteúdos usando palavras-chave.



MULTICHANNEL / MULTICANAL

O termo ‘multicanal’ refere-se à experiência de um cliente que faz uma compra ou converte usando os múltiplos canais e plataformas disponibilizados por uma empresa. Alguns exemplos desses diferentes canais e plataformas: lojas físicas, catálogos de produtos, sites e sites para celular, aplicações móveis ou anúncios de TV. O desafio para as empresas é adaptar suas estratégias para cada canal, a fim de maximizar o desempenho de cada um.



AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Automação de marketing (MA) é um termo usado para descrever a substituição de tarefas repetitivas e processos manuais de marketing por soluções automatizadas, especialmente em relação a campanhas de marketing por email.

A automação de marketing estimula as perspectivas de vendas com conteúdo personalizado, projetado para convertê-las em clientes por meio de campanhas com etapas e campanhas que ajudam a educar as perspectivas de seus produtos e, idealmente, convertê-las em leads qualificados.



CTR, CPM, CPA, CPL E CPC

No Marketing Digital, constantemente as siglas CTR, CPM, CPA, CPL e CPC possuem uso bem comum no dia-a-dia!

CTR – Click Through Rate, ou taxa de cliques, ela mostra a variação entre cliques e aparições dos anúncios, por exemplo, se o cliente visualizou 1000 vezes seu site e clicou em 200 (80%) delas, ou seja, você teve um CTR de 20%;

CPM – Cost Per Thousand, ou Custo Por Mil, nesta categoria o usuário pagará por veiculação, ou seja, paga todas as vezes que o anúncio atinge 1000 visualizações, ideal para quem quer mostrar a marca;

CPA – Cost Per Action, ou Custo por Ação, também descrito como CPV, Custo por Vendas, nos mostra quanto foi gasto para cada venda realizada;

CPL – Custo por Lead, é o custo das pessoas que entraram em um site e realizaram alguma ação, um por exemplo é usuários que acessaram uma Landing Page e preencheram um cadastro para receber um e-book;

CPC – Cost Per Click, ou Custo Por Clique, método mais comum dos links patrocinados. Será pago um valor sobre os cliques nos anúncios, bastante usado para objetivo de vendas.



MARKETING DE CONTEÚDO / CONTENT MARKETING

O marketing de conteúdo abrange todas as práticas usadas para disponibilizar conteúdo relevante para clientes, possíveis clientes e usuários de uma marca.

O marketing de conteúdo pode envolver conteúdo de várias formas diferentes: vídeos, e-books, guias, webinars, estudos de caso, infográficos, postagens em blogs e muito mais.



PAGE VIEWS / VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

Este termo refere-se ao número de vezes que um conjunto de tags foi carregado no computador de um usuário da Internet sempre que ele acessa um site. Este é um volume global. As visualizações de página não devem ser confundidas com o número de ‘carregamentos de páginas’, que medem o número de vezes que uma página específica foi visitada.



TEST A/B / TESTE A/B

É um método de comparar duas versões de uma página da Web ou um criativo de anúncio, etc entre si para determinar qual deles tem melhor desempenho. O teste AB é essencialmente um experimento em que duas ou mais variantes são mostradas aos usuários aleatoriamente, e a análise estatística é usada para determinar qual variação apresentou melhor desempenho para uma determinada meta.



Espero que algo tenha sido útil para você, e que tal aproveitar e aprofundar ainda mais sobre cada termo aqui listado?!



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