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Você trabalha com marketing de conteúdo e está com cada dia mais dificuldade para encontrar novos formatos e fazer posts criativos nas redes sociais?

Opa, este post é para te ajudar! Sabemos que está cada vez mais difícil de produzir conteúdos originais e que não se tornem invisíveis ao feed. A cada vez que você acessa o Instagram, se depara com inúmeros posts parecidos ou com pouca autenticidade, isso é normal. Afinal, estamos consumindo muitos conteúdos e de tempos em tempos nos deparamos com muita gente “bebendo da mesma água” para criar, e consequentemente criando coisas parecidas.

E se você prefere consumir este tipo de conteúdo em vídeo, a Fahen Carvalho preparou o conteúdo lá no canal do Share. É só dar o play aqui embaixo!

Se você está começando no Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, assista o vídeo abaixo. A Fahen também preparou um conteúdo ideal para quem precisa começar a trabalhar com Marketing de Conteúdo.

E se você já está no mercado, mas precisa dar aquela mudada nos seus conteúdos, leia este post até o final!

Posts X Conteúdo

Antes de mais nada, não se esqueça da importância de se pensar primeiro no seu conteúdo e depois no post. Um conteúdo pode se tornar 2, 3, 5 posts. Então toda vez que você for criar o seu post para uma rede social, pense primeiro no conteúdo e encontre maneiras diferentes de explorar este tema. Agora sim, vamos à lista!

18 tipos de posts para você criar nas redes sociais em 2021!

Conteúdo de blog

Conteúdo para blog é um dos formatos que ainda não saiu de moda, viu?! Não podemos deixar ele de lado, o conteúdo para o seu site. Ter um blog com conteúdos frequentes é essencial para aproveitar um espaço de forma mais profunda e produzir publicações mais completas.

Posts sobre o seu podcast

Você produz ou já produziu algum conteúdo em podcast? Aproveite o conteúdo que foi gravado para transformar em publicações nas suas redes sociais. Quem produz conteúdos em outros formatos como: podcast, vídeos para o youtube, newsletter, precisa aproveitá-los de alguma forma nas redes sociais.

Afinal, você não passou por todo o trabalho de produzir, criar, editar um podcast para ele ficar apenas lá na plataforma de áudio, né?!

Vídeo

Opa, mas vídeo é um formato! Sim, é um formato mas seja no Feed, nos Stories, no canal do YouTube, onde você puder construir esse formato de conteúdo é uma ótima pedida. Lembre-se de produzir os seus vídeos pensando na plataforma e se você está começando a produzir os seus vídeos, não se esqueça de montar um bom planejamento de conteúdo e claro, um roteiro para te ajudar!

Infográficos

Trabalhar com infográficos pode ser a solução perfeita para compartilhar conteúdos mais densos ou técnicos de uma forma visual e didática. O uso de infográficos também vai super bem quando você tem alguma pesquisa ou muitos dados para compartilhar.

Pesquisas e dados sobre a sua área de atuação

Falando em pesquisa, já pensou em fazer alguma para compartilhar com o seu público? Ou quem sabe, compartilhar dados de uma pesquisa super legal que você viu? Claro, neste caso não se esqueça de dizer a fonte dos dados compartilhados.

Apresentar dados, pesquisas e tendências pode ser uma maneira eficaz de se mostrar atualizado e sempre de olho nas informações que rondam o seu mercado.

Gráficos

Assim como pesquisas e dados podem ser relevantes para o seu público, o compartilhamento desses números em gráficos pode facilitar ainda mais o consumo e o compartilhamento das informações. Aproveite o design para deixar o seu conteúdo mais leve e compartilhável.

Lives

Uma maneira dinâmica e super eficaz para a construção de relacionamento com o seu público. As próprias ferramentas estão incentivando as lives através de atualizações como essa: Instagram anuncia que lives agora podem durar até 4 horas!

Post sobre a sua live

Fez a live com os seus convidados? Maravilha, agora você pode aproveitar as informações desse papo e transformar tudo isso em um conteúdo para as redes sociais da sua marca. Essa é uma alternativa bem legal para aproveitar o tema e o conteúdo, para que ele não “morra” após a live.

Quizz

A gente adora um quizz e testes, seja qual for o tema! Com certeza este tipo de conteúdo será uma boa pedida para engajar o seu público, você pode fazer algumas brincadeiras com relação ao seu produto ou serviço de uma forma divertida. Eu tenho certeza que você já passou um tempo no site do BuzzFeed fazendo alguns testes!

Templates

Quem aí nunca se divertiu com alguns templates interativos no Instagram? Eles funcionam para gerar engajamento e entregar um conteúdo diferente, aproveitando a personalidade da marca. É uma ótima pedida para o Instagram Stories!

Newsletter

Antes de mais nada, você já recebe a newsletter do Share? Nós enviamos semanalmente a news “Feijão com Arroz”. Quer receber a nossa newsletter? Clique aqui!

Agora sim, falando sobre este tipo de conteúdo: produzir newsletter é uma alternativa muito legal para construir autoridade e também entregar conteúdos mais ricos para quem te acompanha. Este movimento também pode ser muito útil na hora de construir um bom relacionamento com a sua base.

Perguntas e respostas

Você já pensou em utilizar as dúvidas mais frequentes do seu público para criar conteúdo? Fazer uma série de conteúdos com perguntas e respostas pode ser ótimo para sanar as dúvidas da sua audiência e diminuir uma possível demanda do seu setor de atendimento.

Listas

O tipo de conteúdo em listas já é bem conhecido pela sua praticidade na produção e no consumo. Mas fique de olho, não se apoie neste tipo de conteúdo apenas pela facilidade que ele proporciona aos criadores de conteúdo, mas sim quando fizer sentido dentro do seu planejamento.

Tutorial

Se você tem um serviço ou produto mais complexo ou difícil de ser utilizado, este tipo de conteúdo é perfeito para o seu negócio. Uma das piores coisas é ter uma venda prejudicada porque a pessoa não entendeu como utilizar ou para o que serve o seu produto. Aproveite vídeos dinâmicos como o Insstagram Reels ou TikTok para apresentar as formas de uso.

Entrevistas

Faça uma breve análise para entender se algum tipo de entrevista seria relevante para a sua audiência. Entrevistar uma pessoa referência no seu mercado ou alguém que tenha uma experiência interessante para compartilhar com o seu público.

Notícias

Mais um tipo de conteúdo que pode ser interessante para o seu público. Você pode fazer uma análise sobre o comportamento da sua audiência e entender se faz sentido para eles, acompanharem algum tipo de notícia ou novidade, e claro, que façam sentido estarem presentes no planejamento de conteúdo da sua marca.

UGC – User-Generated Content

O conteúdo gerado pelo usuário é um dos mais valiosos que você pode trabalhar. Seja um depoimento, um comentário, um vídeo ou até um tweet dos seus clientes. Este tipo de conteúdo pode ajudar no momento em que futuros clientes estiverem indecisos.

Posts em série

A gente adora acompanhar uma série, algo que proporcione continuidade. Este tipo de conteúdo é super eficaz para manter a curiosidade e o interesse do seu público. Você pode pegar um tema mais extenso e dividi-lo em parte 1, parte 2 e por aí vai. Assim você garante que o tema será explorado de maneira eficaz e também mantém as pessoas engajadas, mas não se esqueça de utilizar elementos que proporcionem essa curiosidade e o senso de continuidade.

Viu só como existem muitas possibilidades dentro da criação de conteúdo para redes sociais? Você não precisa se guiar apenas pelas tendências que você vê enquanto rola o feed. O ideal é que você consiga produzir conteúdos diferentes e de valor para a sua audiência. Fique de olho nas tendências e tente encontrar maneiras autênticas na hora de explorá-las.

Aproveite as dicas e compartilhe este post com a galera que trabalha com marketing de conteúdo! \o/


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