As séries vêm tomando conta das nossas vidas de uma maneira cada vez maior. É filtro no Snapchat, é lista do BuzzFeed, é coverpage do Facebook e hashtag no Twitter, ninguém está imune! Agora vou te dizer uma coisa, sua produção de conteúdo pode aprender diversas lições com as séries. Produção de conteúdo? Sim, mais uma vez, de novo, again. Este é um assunto que certamente você já deve ter lido algo relacionado, alguma lista de como fazer, como aprimorar, dicas, deveres e funções. Acontece que é uma área tão abrangente e delicada que precisamos estar renovando nossas lições a cada dia, afinal uma coisa é ser esperto, outra coisa é ser sábio, já dizia Catelyn Stark. 

Falando um pouco de mim, esta semana comecei a sofrer de um mal: saudade de Game of Thrones! Este assunto, vício e febre que move as redes sociais aos domingos de noite e segundas-feiras de manhã me atingiu e quando eu percebi já estava envolvida, sendo assim, eu precisei encontrar maneiras de lidar com esta relação com Game of Thrones, que concluiu sua sexta temporada no último domingo (26), então, resolvi unir neste post minhas duas paixões, a série e o trabalho. Você pode ficar tranquilo que os ensinamentos passados por aqui não exigem leitura prévia e nem visualização dos episódios.

Agora veja algumas lições que Game of Thrones nos proporciona sobre produção de conteúdo:

  1. “Às vezes, estradas diferentes levam ao mesmo castelo.” Jon Snow

Às vezes, abordagens diferentes levam ao mesmo assunto. Ou seja, você pode falar de assuntos que já foram ditos por aí, mas procure sempre usar de sua criatividade para que o seu post não seja mais um em um milhão. Seja um diferencial!

  1. “Meu irmão tem uma espada, o rei tem um martelo, eu tenho minha mente.” Tyrion Lannister  

Nem sempre você terá acesso às mesmas armas que os seus concorrentes e isto não quer dizer que a batalha esteja perdida. Lute com o que você possui! Não tem equipe? Não tem ferramentas? Não sabe como fazer? Busque soluções ao seu alcance e faça o seu melhor!

  1. “You know nothing.” Ygritte

Provavelmente em algum momento você chegará a sussurrar para si mesmo esta frase. Acontece que muitas vezes teremos que produzir um conteúdo sobre algum assunto novo e então não haverá outra escolha: pesquise sempre! A informação será sua melhor aliada, esteja informado sobre tudo o que acontece no mundo.

 

  1. “Cada machucado é uma lição e cada lição nos torna melhor em algo.” George R.R. Martin

Errar na vida é normal, mas errar na internet é trágico. Quando um conteúdo é postado com alguma informação errada, você já sabe que o público não irá perdoar. Cuide sempre para que todos os detalhes gramaticais e as informações sejam verídicas. Errou? Peça desculpas, corrija o seu erro e bola pra frente!

 

  1. “Qualquer homem que precisa dizer “eu sou um rei” não é um rei verdadeiro.” Tywin Lannister

Não tente afirmar o sucesso do seu negócio ou do seu produto. O seu conteúdo deve ser informativo e funcional para quem lê. Se der resultado, você receberá a audiência e autoridade que busca.

  1. “A mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar.” Tyrion Lannister

A pesquisa deve ser sua companheira. Não existe produção de conteúdo sem leitura, sem busca de informações e foco nas personas. Mantenha a cabeça ativa, com informações e estratégias!

 

  1. O homem que dá a sentença deve balançar a espada.” Ned Stark

Responsabilidade. Cuide com tudo o que será postado em nome da sua empresa/cliente. Seja responsável por todo e qualquer conteúdo, portanto, fique longe dos plágios, busque criar um conteúdo honesto e que não ofenda crenças, raças ou gêneros, pois a responsabilidade virá.

  1. “Um Lannister sempre paga suas dívidas.” Tyrion Lannister

Faça uma proposta e cumpra com sua palavra! Você possui leitores fiéis, pessoas que pesquisaram para chegar até você. Portanto se o seu site promete um conteúdo sobre determinado assunto, faça-o! Sua dívida é atender o seu público e manter seu conteúdo atualizado.

 

  1. “O que nós dizemos ao deus da morte? Hoje não.” Syrio Forel

Deu branco? Not today! Geralmente lidamos com o deadline, com a pilha de posts para fazer e quando vê puff, sumiu o assunto. Isto pode ser melhorado de duas formas: planejamento e/ou concentração. Não adianta querer tirar uma pauta do bolso em 10 segundos, se deu branco vá tomar um café, leia alguns artigos, dá um tempo pra cabeça descansar e retomar do zero. Lembrando que começar a planejar seus conteúdos mensalmente é mais fácil e mais estratégico!

 

  1. “Hold the Door.” Hodor

Holdor foi um grande exemplo quando se trata de amizade, confiança e coragem. Estes são alguns preceitos que podemos lembrar no momento de produzir nossos conteúdos. Aproxime-se do seu público, faça com que estas pessoas sintam confiança ao receber suas informações. A comunicação e muitas outras áreas de atuação estão cada vez mais humanizadas, passe este sentimento para quem te lê!

 

  1. “Todas as memórias de você irão desaparecer.” Sansa Stark

A cada dia muitas pessoas estarão fazendo posts sobre as mesmas coisas que você, por isto é tão importante fazer um conteúdo que tenha algum diferencial. Caso contrário, você será esquecido brevemente.

  1. “Winter is Coming.” House Stark

O tópico de cima fala sobre planejamento e este fala sobre as certezas do futuro. O inverno sempre chega, esteja preparado para este momento. Está prevendo uma crise? Esteja preparado para enfrentá-la da melhor maneira: com informação e transparência. Enquanto todos aproveitam o Sol, os precavidos se fortalecem.

Viu só, agora você pode dizer que GoT contribuiu com diversos ensinamentos para a sua rotina. Resumindo temos: planejamento, pesquisa, responsabilidade, criatividade, confiança e outros detalhes que com certeza farão a diferença na hora de produzir o seu conteúdo!

Agora nos resta produzir muita coisa enquanto aguardamos a 7ª temporada! Mãos à obra e cuidado, pois a noite é escura e cheia de terrores!

Talvez você possa gostar

Leave a Reply