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Regularmente um amigo, conhecido ou colega relata que teve a conta no Facebook invadida, teve um monte de gastos feitos na conta de anúncios, uma empresa teve seu Instagram “roubado”, um conhecido teve o WhatsApp clonado…

Que tal proteger mais as três principais redes mais usadas no momento? Isso vale para sua conta pessoal ou profissional, bem como para contas de clientes e projetos.

Aaaaaaaaa mas isso não vai acontecer comigo, ninguém vai invadir minhas contas… Não é bem assim, hoje qualquer conta pode ser vítima de invasão e as dores de cabeça tal fato acontecer poderão ser bem grandes, então antes de acontecer melhor prevenir não é?

Vamos ver alguns passos que podem dar mais segurança para contas nas redes:



1 – APLICATIVO SEMPRE ATUALIZADOS

As atualizações dos aplicativos recebem constantes correções de falhas de segurança, bugs ou correção de brechas que possivelmente invasores possam ter descoberto para invadir contas.

Então vale regularmente entrar na loja de aplicativos do seu mobile, localizar os aplicativos das redes sociais e ver se encontra disponível atualização. Se preferir deixe a configuração para atualização automáticas ativadas para os principais aplicativos.



2 – TENHA UMA SENHA BOA E REGULARMENTE ALTERE ELA

Crie uma senha que seja difícil de ser descoberta por qualquer pessoa ou sistema de invasão. Evite datas próximas a você, nomes de familiares, ou algo muito fácil e previsível de ser descoberto.

Uma senha que contenha caracteres, vários números e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas é a combinação perfeita para uma ótima senha.

Óbvio que quando é uma conta de uma empresa, ou projeto poderá ser necessário que várias pessoas saibam a senha, ou precisem memorizar. Mas aí que tá a maior necessidade de ter uma senha boa.

Regularmente é importante mudar a senha, o tempo depende da escolha de cada usuário, mas é indispensável mudar algumas ou várias vezes por ano, quantas vezes mais ela for alterada, mais seguras serão as contas.

Procure não usar senhas antigas ou as mesmas em várias contas e projetos.



3 – EVITE SALVAR AS SENHAS EM COMPUTADORES, NAVEGADORES E DISPOSITIVOS MOBILE NÃO CONFIÁVEIS

A maioria dos locais que você acessar uma conta vai oferecer para salvar automaticamente a senha, até mesmo em dispositivos que usamos ou de terceiros. Uma senha ou login salvos em dispositivos podem ser rastreados ou encontrados por tantas aplicações maliciosas.



4 – USAR ALGUM PROGRAMA, OU APLICATIVO PARA GERENCIAR SENHAS

Atualmente existem várias ferramentas especializadas em gerenciamento de senhas e logins com segurança, algumas são pagas e outras são grátis.

Duas opções bastante usadas por usuários são:

GRÁTIS:
LastPass – https://www.lastpass.com

PAGO:
1Password – https://1password.com

Ambas aplicações possuem versões para computadores, navegadores web, extensões, e aplicativos mobiles, independente do sistema operacional.



5 – CONFERIR QUAIS APLICATIVOS E SITES POSSUEM ACESSO A CONTA

Regularmente encontramos serviços que permitem criar contas, ou logar por meio de logins e credenciais de redes sociais e lá clicamos para autorizar o uso de dados ou da conta, ou até mesmo aplicações necessárias.

Algumas nem usamos mais ou podem parecer suspeitas e podem ser perigosas para possíveis invasões ou uso de dados.

Regularmente é bom fazer uma checagem quais aplicações estão usando os dados das contas.

Tanto o Facebook como o Instagram possuem seções para conferir e remover essas aplicações que estão usando a conta.

No Facebook via navegador o link direto é:
https://www.facebook.com/settings?tab=applications

Ou CONFIGURAÇÕES > APLICATIVOS E SITES

No Instagram via navegador o link direto é:
https://www.instagram.com/accounts/manage_access/

Ou CONFIGURAÇÕES > APLICATIVOS E SITES



6 – CONFERIR O NÚMERO DE TELEFONE DA CONTA

Uma das principais formas de garantir segurança, ou até mesmo recuperar uma conta nas redes é através do número de telefone adicionado na conta. É por meio dele que será enviado códigos de ativação via SMS.

Tenha sempre números de telefones ATIVOS adicionados nas suas contas, ou seja, números que estão recebendo SMS e que você ou alguém confiável tenha acesso ao mesmo caso precisar.

Regularmente usuários perdem acesso a contas, precisam reinstalar aplicativos ou mudar de dispositivos e o número agregado a conta não existe mais ou perdeu o acesso e é ali que começa os problemas para recuperar a conta.

Verifique na conta do INSTAGRAM se o número de telefone cadastrado é válido, ativo e que você tenha possibilidade de acessar o SMS do mesmo quando precisar.

No aplicativo do Instagram é só ir no perfil, encontrar o botão “editar perfil” ao entrar logo mais abaixo vai ter a seção INFORMAÇÕES PRIVADAS onde vai constar o número de telefone usado na conta.

Via navegador o link direto é:
https://www.instagram.com/accounts/edit/

Já no Facebook o link direto para navegador é:
https://www.facebook.com/settings?tab=mobile

Ou poderá acessar CONFIGURAÇÕES e então CELULAR.

DICA:
Procure usar um número único para cada conta, pois em muitos casos ao adicionar o mesmo em outra conta, uma delas ficará sem acesso caso precisar recuperar a conta ou algum código especial, ou em momentos não receberá o código correspondente a conta que precisa no momento.



7 – CONFERIR O ENDEREÇO DE E-MAIL DA CONTA

A maioria dos serviços na internet exigem um e-mail para criar uma conta ou gerenciar acesso a mesma, é primordial conferir o(s) e-mail(s) cadastrados em uma conta no Facebook e no Instagram.

Muitas vezes os usuários ABANDONAM o endereço de e-mail ou até perdem o acesso ou em casos domínios privados não renovados e o acesso ao endereço de e-mail deixa de ser possível e ai poderá acontecer problemas caso precisar redefinir uma senha, ou recuperar uma conta.

CONFIRA qual é o E-MAIL agregado ao Facebook e a uma conta no INSTAGRAM, é mais uma alternativa para recuperar a conta caso venha precisar.

É importante também que o acesso ao e-mail seja restrito e o mesmo tenha uma SENHA BOA, bem como um NÚMERO DE TELEFONE agregado, pois é a forma para RECUPERAR uma conta ou até mesmo evitar de ser invadida.

No Facebook o link direto para conferir o e-mail da conta é o:
https://www.facebook.com/settings?tab=account

Ou Configurações > GERAL > CONTATO

No Instagram é o mesmo caminho do número de telefone:
https://www.instagram.com/accounts/edit/

Ou entrar na conta, EDITAR PERFIL > E-MAIL



8 – AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

É uma das maneiras mais seguras de proteger uma conta nas redes sociais. Quando ela for ativada no Facebook, no Instagram ou até mesmo no WhatsApp, caso acontecer uma tentativa de acesso em outro dispositivo será necessário além do LOGIN e SENHA, um código exclusivo será enviado via SMS para ser usado no acesso.

A autenticação de dois FATORES pode ser feita por meio do número de CELULAR ou então por meio de APLICATIVOS geradores de códigos de autenticação. A maioria dos usuários optam pelo número de telefone, pois a por meio de aplicativo requer um pouco mais de ações técnicas.

Certifique-se de antes de ATIVAR a AUTENTICAÇÃO de dois FATORES que o número de telefone mobile esteja operando e com possibilidade de receber SMS e que você consiga acesso a ele ou a pessoa que possa dizer o código recebido quando precisar.

No INSTAGRAM você pode ATIVAR a AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES indo em CONFIGURAÇÕES > SEGURANÇA > AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

Já no Facebook para ativar é em CONFIGURAÇÕES > SEGURANÇA > AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

Você pode ativar ou desativar a autenticação sempre que quiser.

No WhatsApp também é possível configurar essa medida de segurança que evita a clonagem da conta, para tal acesse o aplicativo e vá em AJUSTES > CONTA > CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS e siga os passos.

CÓDIGOS RECEBIDOS:
Nunca forneça códigos recebidos por SMS ou por E-MAIL para pessoas desconhecidas por qualquer forma de conta, como mensagem, ligação ou similares.



9 – CUIDADO AO ABRIR CONTEÚDO DE E-MAIL, LINKS RECEBIDOS VIA MENSAGENS OU LINKS NA INTERNET

Várias invasões em contas são realizadas por meio de LINKS maliciosos ou falsos que induzem o usuário a fornecer senha e login de suas contas, o que na verdade está sendo enviado os dados para terceiros que farão uso dos mesmos para invadir contas.



10 – PESSOAS QUE POSSUEM A SENHA E DADOS DE ACESSO DE CONTAS

Avalie sempre quem são as pessoas que precisam ter acesso aos dados de contas nas redes sociais. Avalie com cautela quais familiares ou até mesmo funcionários e pessoas ligadas a empresas e projetos precisam do acesso.



Dar atenção para alguns dos 10 passos listados acima são o caminho para manter a segurança de sua(s) conta(s) ou de clientes.



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