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SEO, ou otimização de mecanismo de busca, pode ser confuso, em geral. E quando se trata de medir o SEO para obter sucesso, pode parecer quase impossível.

Como você sabe que seu SEO está funcionando?
Em quais métricas você deve prestar atenção no SEO?
Como você pode saber se o seu SEO está gerando algum tipo de resultado?

Tudo pode parecer um pouco confuso e difícil. Mas, não tenha medo! Neste conteúdo vamos ajudá-lo a descobrir o caminho certo para medir o sucesso do SEO, concentrando-se em algumas métricas principais do SEO.



O QUE É SEO?

SEO significa “otimização de mecanismo de pesquisa”. É a prática de usar táticas para fazer com que seu site tenha um bom desempenho nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) para pesquisas relevantes.

Ao contrário da pesquisa paga, em que você executa uma campanha publicitária direcionada a determinadas palavras-chave definidas, o SEO visa otimizar seu conteúdo para aparecer organicamente para consultas de pesquisa relevantes. Você não pode definir os termos que aparece; em vez disso, o mecanismo de pesquisa decide quais termos são mais relevantes com base no que você inclui no seu site e como os visitantes interagem com o seu conteúdo.

O bom desempenho na pesquisa é como você é descoberto por novos consumidores. Uma abordagem forte do SEO é a chave para ampliar seu público e encontrar consumidores que precisam da solução que você oferece.



POR QUE O SEO É IMPORTANTE?

Enquanto no passado, as pessoas podiam confiar apenas em anúncios impressos, comerciais de televisão ou rádio, ou na recomendação de um amigo para encontrar um novo negócio local, os consumidores de hoje recorrem à Internet.

Em vez de confiar na recomendação de um comercial, ou amigo, eles estão recorrendo a críticas nos sites de listagens locais para ver o que os estranhos dizem sobre uma empresa.

Se uma empresa não está aparecendo em SERPs, em resultados de mapas ou em sites de avaliações, ela está perdendo uma grande oportunidade de serem encontradas e contatadas por esses consumidores que estão procurando por soluções locais. Construir uma ótima estratégia de SEO exige muito trabalho, mas os resultados valem o esforço.



Vamas ver 10 métricas de SEO para considerar em uma estratégia de SEO?



TRÁFEGO ORGÂNICO

Um dos objetivos do SEO é aumentar a visibilidade do seu site nos principais mecanismos de pesquisa. Portanto, faria sentido que uma maneira de medir isso seja rastreando a quantidade de tráfego orgânico que você está vendo no seu site. Tráfego orgânico é o tráfego proveniente de mecanismos de pesquisa e chega ao seu site como resultado de resultados de pesquisa (orgânicos) não pagos.

Você pode encontrar essas informações de várias maneiras diferentes. O primeiro e mais usado é através do Google Analytics. O segundo é com qualquer rastreamento de site que você possa estar usando por meio de seu parceiro de marketing digital ou ferramentas de terceiros existentes no mercado.

Sabemos que o SEO leva tempo para entrar em vigor. Portanto, não se preocupe se não estiver vendo um aumento inicial no tráfego orgânico logo após o lançamento da sua estratégia de SEO. Pode levar de três a seis meses para começar a ver alguma tração, mas você deve ver uma porcentagem maior do tráfego do seu site proveniente de fontes orgânicas, como Google, até o nono ou décimo segundo mês em que seu SEO estiver funcionando.



TAXA DE REIJEIÇÃO

Quando você emprega uma estratégia de SEO eficaz, um dos benefícios é otimizar seu site para pesquisadores, não apenas para mecanismos de pesquisa. Isso significa que você está criando e postando conteúdo relevante e que fala com seu público. Ao criar um conteúdo relevante para os pesquisadores, você provavelmente começará a ver uma ligeira diminuição na taxa de rejeição, porque os usuários tenderão a gastar mais tempo na página e a navegar potencialmente para outras páginas em seu site.

A taxa de rejeição é uma métrica de SEO que mostra a porcentagem de usuários que visitam seu site e saem sem clicar em outra página. Por exemplo, se você procurar um médico perto de você e clicar no primeiro resultado, mas não encontrar informações convincentes nessa página ou não tiver interesse nesse médico, provavelmente clique na janela ou no botão Voltar para ver o que mais o Google tem para você. Isso seria um salto. Porém, se você clicou no resultado e encontrou as informações que lhe interessavam, provavelmente clicaria em outra página do site, como uma página de contato ou solicitação de agendamento, ou informações.

A taxa de rejeição nem sempre é uma indicação de falta de envolvimento, portanto, não deve ser a única métrica de SEO a que você presta atenção. Por exemplo, você poderia ter visitado a página do primeiro médico, ter gostado do que viu e chamado o número listado na parte superior da página para marcar uma consulta. Uma taxa de rejeição não levará isso em consideração. Isso vale para qualquer segmento e negócio que esteja no on-line.



PÁGINAS POR SESSÃO

Da mesma forma que a taxa de rejeição, o acompanhamento de um aumento de páginas por sessão indica um maior envolvimento no seu website.

Quanto mais páginas por sessão ou o número de páginas que um usuário visitou ao interagir com seu site, maior a probabilidade de os usuários encontrarem seu conteúdo e seu site envolvente e relevante.



LEADS

Se você possui um sistema de rastreamento, pode rastrear quais leads vieram de fontes orgânicas, o que demonstraria a eficácia da sua estratégia de SEO. Existem algumas maneiras diferentes de rastrear essas informações.

A primeira é através do rastreamento de chamadas. Com o rastreamento de chamadas, um número de proxy é usado com base em onde o usuário visitou o site, você pode ver o número de chamadas recebidas como resultado de suas várias táticas de marketing. Haveria números de telefone diferentes para SEO, publicidade gráfica, impressa e muito mais, mas todos iriam para o mesmo local.

O segundo é um processo mais manual e envolve você ou sua equipe perguntando aos leads como eles chegaram até sua empresa, perguntando para a pessoa ou então por meio de um formulário da Web, e-mail ou telefone. Você pode acompanhar essas informações em uma planilha compartilhada ou em um sistema de rastreamento de leads.

Outra maneira é através do rastreamento de leads, em geral. Você pode colocar um código no seu site que rastreie de onde os usuários são e de onde eles foram para se tornar um contato.

Embora o aumento de leads não seja uma métrica única do sucesso do SEO, pode ser um bom indicador de que seu site seja otimizado para converter usuários que estão visitando da pesquisa orgânica.



DESEMPENHO DE PALAVRAS-CHAVE

Palavras-chave costumavam ser o grande foco em SEO. Anteriormente, você podia encher seu site com palavras-chave e ver as visitas aparecerem sem levar em consideração como realmente aquilo gerava de valor para pessoas reais. Porém, os mecanismos de pesquisa adotaram esse truque (também conhecido como Black Hat SEO) e fizeram atualizações em seus algoritmos, permitindo que eles entendessem melhor o conteúdo e o contexto da sua página da Web para garantir uma melhor experiência para os usuários.

Isso significa que palavras-chave e relatórios de classificação não são mais o indicador mais importante do sucesso do SEO. De fato, devido à forma como os mecanismos de pesquisa personalizados podem ser agora, os relatórios de classificação realmente não ajudam em nada.

Um exemplo: duas pessoas podem pesquisar “raposa” e uma pessoa pode obter resultados sobre o animal enquanto a outra obtém resultados sobre o time de futebol. Existem muitos fatores que os mecanismos de pesquisa levam em consideração ao determinar quais resultados serão exibidos na página – incluindo localização, intenção, comportamento de pesquisa anterior e muito mais.

No entanto, você pode observar o desempenho das palavras-chave para garantir que seu site esteja alinhado com a intenção de pesquisa e atingindo as metas certas para sua empresa. Você também pode considerar o desempenho das palavras-chave como uma maneira de melhorar suas outras campanhas ou procurar novas oportunidades para seus negócios.

Por exemplo, se você perceber que a maioria dos usuários está visitando seu site em busca de uma palavra-chave sobre “pintura automotiva” e esse não é um dos seus principais serviços, você saberia que seu conteúdo da Web precisa ser atualizado para refletir melhor o que você faz.



TEMPO NO SITE

Outra indicação de que sua estratégia de SEO é bem-sucedida é um aumento no tempo no site. Assim como a menor taxa de rejeição e o aumento de páginas por sessão, o aumento do tempo no site mostra que os usuários estão achando seu conteúdo útil e envolvente.

Pense bem: se você navegar em um blog ou em um site e não achar o conteúdo relevante ou útil, não gastará muito tempo no site. No entanto, quanto mais útil você encontrar o conteúdo, mais tempo você provavelmente passará lendo.



TAXA DE CLIQUES ORGÂNICOS

Encontrar a sua taxa de cliques orgânica (CTR) exige um pouco de matemática. Para obter esse número, você analisa quantos cliques um resultado de pesquisa recebeu e o divide pelo número de impressões dessa mesma pesquisa. Portanto, se uma pesquisa específica tiver 1.000 impressões no seu site e 50 usuários clicarem no seu site a partir daí, sua CTR orgânica será de 5%.

Esse número ajuda a identificar quais pesquisas estão gerando mais tráfego para seus negócios e podem ser consideradas valiosas. Uma CTR orgânica baixa pode observar que existem áreas a serem aprimoradas para essas pesquisas.

Digamos que seu melhor serviço da uma empresa seja confecção de bolos personalizados, mas sua CTR orgânica para pesquisas locais relacionadas à bolos personalizados é muito baixa, convém concentrar esforços extras em suas páginas da web em torno da adequação do terno para ver se você pode melhorar essa porcentagem.



ERROS DE RASTREAMENTO

Para determinar quais sites serão exibidos nos resultados da pesquisa, os mecanismos de pesquisa enviam bots (geralmente chamados de spiders dos mecanismos de pesquisa) para rastrear todos os sites da Web. Esses pequenos robôs analisam todos os aspectos do seu site e os sinais externos para determinar onde você deve aparecer nos resultados da pesquisa.

Portanto, se houver um erro de rastreamento, isso poderá ser prejudicial para o modo como seu site aparece nos resultados de pesquisa. Pode ocorrer um erro de um link quebrado dentro do seu site, como através de um link interno que você adicionou que não existe mais, ou porque o bot não consegue acessar o site.

Observando os erros de rastreamento, você pode identificar o que precisa ser corrigido em seu site para impulsionar seu SEO na próxima vez que um bot analisar o site.



BACKLINKS

Você sabe que o SEO compreende sinais do local, como conteúdo da web, estrutura de links internos e muito mais, além de sinais externos, como listagens locais.

Outro sinal externo importante são os backlinks. Os backlinks são links de outros sites para o seu site.

Os mecanismos de pesquisa analisam sinais de que outros sites estão “linkando” seus conteúdos e links para verificar se o seu site tem autoridade, mais backlinks você possui (desde que sejam de sites respeitáveis), mais sinais os mecanismos de pesquisa têm de que seu site é autoritário.



VISIBILIDADE LOCAL

A visibilidade local não é um número específico que você pode medir, mas é importante. Para descobrir sua visibilidade local, é necessário analisar todos os aspectos do seu SEO local, incluindo suas tags de localização no back-end do seu site, suas listagens locais, palavras-chave baseadas em localização usadas no seu conteúdo e suas comentários on-line.

Você pode analisar especificamente o desempenho do Google Meu Negócio – as pessoas estão vendo sua listagem, estão clicando no seu site ou para ligar para você, estão deixando comentários?

Isso fica mais fácil quando você trabalha com um profissional que trabalhe com SEO para ajudá-lo a reunir todas essas informações, fazer atualizações conforme necessário e continuar a otimizar seu site com base nas práticas recomendadas e em suas metas.




POR FINAL…

Os consumidores que procuram uma solução para um determinado problema recorrem ao Google para obter respostas e, se você não estiver aparecendo nos resultados da pesquisa, também poderá ficar invisível.

É por isso que o SEO é importante para todos os negócios. Se você não tem uma estratégia para aparecer nos resultados de pesquisa, está perdendo uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.





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