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Criar uma estratégia forte de SEO no Pinterest é uma das melhores maneiras de aumentar seu alcance e gerar mais resultados.

O Pinterest é um poderoso mecanismo de descoberta visual, onde o conteúdo permanece e é reapresentado continuamente por meses, e não apenas horas ou minutos como outras redes sociais.

Neste artigo vamos ver como você pode usar o SEO para aumentar a presença da sua marca no Pinterest, atingir públicos relevantes e gerar tráfego, cliques e vendas para o seu negócio.


Qual motivo devemos pensar no Pinterest como um mecanismo de pesquisa?

O Pinterest não é uma rede social, é um mecanismo de descoberta visual e um dos principais destinos que as pessoas visitam para encontrar novas ideias e inspirações.

Quando um usuário vai para acessar novo conteúdo na plataforma, ele acessa seu feed inicial. O feed da página inicial mostra os Pins com base no que ele pesquisou e salvou anteriormente!

Como o Pinterest foi desenvolvido principalmente para pesquisa e descoberta, seu conteúdo tem uma vida útil muito mais longa do que em outras plataformas, como Instagram, Facebook e Twitter.

Então é extremamente importante pensar na plataforma como mais do que apenas um canal social. Então é aqui que uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa entra em ação.

Executando as 10 dicas abordadas neste artigo, você levará seu Pinterest para o próximo nível e agregará muito mais valor para sua marca!


1 – Tenha um PERFIL otimizado

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de melhorar o SEO do Pinterest é adicionar palavras-chave ao seu nome de exibição.

Você precisa usar palavras que reflitam com precisão sua marca, mas que também ajudem a ser descoberta em consultas de pesquisa relevantes.

Além de seu nome de exibição, vale a pena dar uma olhada no seu nome de usuário do Pinterest também.

Seu nome de usuário serve como URL do seu perfil, portanto, certifique-se de escolher um que seja direto, conciso e fácil de lembrar.

Quando possível é importante usar o mesmo nome de usuário em todos os seus canais sociais e site, pois isso realmente ajuda na descoberta das outras redes socais.


2 – Crie uma BIOGRAFIA perfeita

Sua biografia pode ser tão criativa ou direta quanto você desejar, contanto que você use palavras-chave estratégicas.

Se você não souber por onde começar, é uma boa ideia fazer um esboço de uma biografia que explique quem você é e o que pode fazer / oferecer.

Assim que tiver um primeiro rascunho, analise e destaque as palavras relevantes que alguém pode pesquisar no Pinterest para encontrar seu perfil. Se não forem muitos, vale a pena voltar à rascunhar mais.

Se você quiser adicionar um pouco de personalidade, seja criativo com um slogan ou cite na segunda frase, mas mantenha a primeira frase reservada para palavras-chave.

Também pode ser útil incluir uma frase de chamada em sua biografia! Adicionar um CTA neste local altamente visível é uma ótima oportunidade para incentivar a atividade e o envolvimento.


3 – Verifique o seu site

Quando você pode apresentar o URL do seu site em seu perfil, ele serve como uma espécie de palavra-chave, permitindo que você seja ainda mais detectável pelos Pinadores. Com um site verificado, também ajudará você a parecer mais oficial e a direcionar mais tráfego para seu site!

Existem duas maneiras de se verificar um site no Pinterest: reivindicando seu site e verificando-se como comerciante. Ao verificar seu site, você indica ao Pinterest que é uma empresa ou uma marca legítima.

Com um site verificado na plataforma, ela permite que você tenha acesso a mais métricas em seu Pinterest Analytics, o que ajuda você a entender melhor seu desempenho.

Muitas contas também têm uma marca de seleção azul que diz “Comerciante verificado”. Isso indica que a conta pode vincular diretamente os produtos em estoque na guia Loja.

Saiba mais como verificar um site no Pinterest no artigo da rede:
https://help.pinterest.com/en/business/article/claim-your-website

Saiba como funciona o Comerciante Verificado:
https://newsroom.pinterest.com/en/post/new-ways-to-shop-on-pinterest-discover-retailers-of-all-sizes


4 – Publicar conteúdo em vídeo

Pinadores adoram vídeo. As visualizações de Pins de vídeo orgânicos aumentam 240% ano após ano, principalmente devido às categorias de alimentos e bebidas, beleza, faça você mesmo, entretenimento e decoração para casa.

Os Pins de vídeo permitem que você compartilhe muito mais sobre a história da sua marca do que em uma imagem. Mas isso não é tudo. Eles também são incríveis para sua estratégia de SEO.

Na verdade, os Pins de vídeo estão listados no topo dos resultados de pesquisa de aplicativos móveis do Pinterest. Se você inserir uma consulta de pesquisa popular em seu dispositivo móvel, como “receitas saudáveis ​​de verão”, verá um bloco de pins de vídeo acima do restante do feed.


5 – Otimize os seus painéis

Os Painéis do Pinterest são outra grande oportunidade de aumentar sua capacidade de descoberta na plataforma.

Os painéis também podem aparecer nos resultados de pesquisa no Pinterest, portanto, você deve tornar os nomes e as descrições dos seus painéis o mais compatíveis com o SEO possível.

Certifique-se de nomeá-los usando palavras-chave estratégicas. Todo mundo gosta de um nome de painel divertido ou criativo, mas tente adicionar alguns termos pesquisáveis ​​também.

Também vale a pena escrever descrições detalhadas do painel que combinem com os nomes do mesmo e incluam palavras-chave.


6 – Crie Pins com proporções ideais

Se você nunca pensou na proporção de suas imagens e vídeos, pode estar perdendo resultados sérios no Pinterest.

Usar uma proporção ideal garantirá que seus Pins sejam exibidos totalmente nos resultados da pesquisa, e que pode fazer toda a diferença no que diz respeito ao seu desempenho.

O ponto ideal para uma imagem é a proporção 2:3 – ou 600 × 900 pixels. Observe que as imagens superlongas anteriormente populares não têm mais um bom desempenho, pois o Pinterest pode não dar tanta ênfase e valor nos resultados de pesquisa.

O Pinterest oferece suporte a Pins de vídeo em uma ampla variedade de dimensões, incluindo:

1:1: quadrado
9:16, 4:5, 2:3: vertical
16:9: horizontal

No entanto, os Pins horizontais normalmente não ganham força no Pinterest. Se você possui alguns vídeos quadrados na proporção 1:1 no Instagram ou Facebook, então você tem uma chance melhor de competir no Pinterest, que mostra os vídeos em formato quadrado nos principais resultados de pesquisa em dispositivos móveis.

Com mais de 82% dos Pinners rolando em dispositivos móveis, a vertical é uma das melhores opções para Pins.


7 – Crie conteúdo original

Qual a melhor maneira de otimizar seu perfil para o mecanismo de busca do Pinterest? Crie um conteúdo incrível que os usuários queiram visualizar, salvar e interagir.

Para chamar a atenção dos Pinadores, é importante criar ideias que não sejam apenas relevantes e úteis, mas também visualmente atraentes.


8 – Escreva títulos e descrições estratégicas para os Pins

Existem vários lugares onde você pode incluir palavras-chave de SEO, mas um dos lugares mais importantes é o título do seu Pin.

Suas palavras-chave devem abranger o maior número possível de bases relevantes. Os títulos dos pins podem ter até 100 caracteres, mas tente manter seu título simples, atraente e relevante.

Isso ajudará seus Pins a entrarem nos resultados de pesquisa do seu público, aumentar seu alcance e possivelmente expandir sua comunidade.

Além de ter palavras-chave otimizadas em seus títulos de Pin, você também deve incluí-los em suas descrições de Pin.

Para descrições de Pin, sempre compartilhe as informações mais importantes e relevantes primeiro. Embora você possa usar até 500 caracteres, os primeiros 50-60 caracteres são o que os Pinadores verão em seus feeds, então aproveite e tire vantagem disso.

O texto da descrição do pin ajuda mais do que você pensa, informa a relevância e ajuda a determinar onde seu conteúdo aparece.

Certifique-se de incluir palavras-chave, hashtags e nomes de marcas importantes neste campo se fizer sentido para o seu pin.

Adicionar palavras-chave otimizadas para pesquisa aos títulos e descrições de seus Pin é uma das melhores maneiras de tornar seu conteúdo mais fácil de encontrar na plataforma, portanto, esta é uma etapa que você não pode perder.

Se você não tiver certeza sobre quais palavras-chave e hashtags deve adicionar aos seus Pins, pode encontrar inspiração usando a ferramenta de pesquisa de palavras-chave integrada do Pinterest.

Ao pesquisar um termo genérico na barra de pesquisa do Pinterest, você verá uma seleção de palavras-chave fornecidas pelo Pinterest para tornar sua pesquisa mais específica.

Essas palavras-chave recomendadas são ordenadas por popularidade de pesquisa, portanto, você pode levar isso em consideração ao planejar as palavras-chave e hashtags para seus Pins.


9 – Use Rich Pins

Os Rich Pins são seu melhor amigo quando se trata de impulsionar o SEO no Pinterest! Eles são uma ótima maneira de adicionar mais detalhes aos seus Pins e também ajudam a direcionar mais tráfego para seu site.

Sempre que você cria um Pin a partir do seu site, ele se torna um Rich Pin porque extrai todos os detalhes extras do seu site.

Atualmente, existem quatro tipos de Rich Pins que você pode usar no Pinterest:

  • “Produto”
  • “Artigo”
  • “Aplicativo”
  • “Receita”

Dependendo do tipo de Rich Pin que você está usando, eles geralmente têm melhor desempenho na classificação de pesquisa do Pinterest.

Saiba mais sobre os Rich Pins:
https://business.pinterest.com/en-gb/rich-pins


10 – Seja consistente

Como a maioria das coisas na vida, a consistência no Pinterest é fundamental.

Quanto mais você seguir as melhores práticas, mais o algoritmo do Pinterest aprenderá sobre o que é sua conta, o que significa que seu perfil e conteúdo serão entregues a usuários relevantes enquanto eles navegam no Pinterest.

Lembre-se de que o conteúdo no Pinterest é muito mais duradouro do que em outras redes sociais, então, com a estratégia de SEO certa, seus Pins ainda podem estar circulando muitos meses depois!

Então…

Agora que você tem todas essas dicas de SEO e se por em prática você poderá aumentar um público forte e relevante e atrair uma base altamente envolvida com seu conteúdo e marca.

Comece a compartilhar os Pins otimizados ainda hoje!

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