Ferramentas para pensar e organizar conteúdos

Criar conteúdo nem sempre é um trabalho fácil. A gente precisa não só de criatividade, mas de conhecimento sobre pautas atuais, assuntos do momento. Quanto mais antenados estamos com tais assuntos, mais fácil fica para desenvolver e/ou entrar em conversas nas redes. Já percebeu que algumas marcas saem sempre na frente em determinados temas? É possível conseguir utilizando plataformas a seu favor!

Pensando nisso, juntei algumas ferramentas que me ajudam muito no dia a dia e podem te ajudar também no processo criativo, independente da marca que você atende.

Ferramentas para pensar nos conteúdos 

A gente precisa pesquisar e se inspirar para criar conteúdo, certo? Mas onde fazer isso? Google, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok? Várias dessas plataformas são úteis, mas algumas outras ajudam a pensar em pautas mais abrangentes.

GOOGLE TRENDS

Print da ferramenta Google Trends

O Google Trends nos fornece o que vem sendo pesquisado, o que está em alta e pode se tornar ou já se tornou relevante. O melhor de tudo, é gratuito!

Quer conhecer mais sobre o Google Trends? Clique aqui e confira!

TREND TOPICS TWITTER

Print da aba de Trending Topics no Twitter

Esse é o lugar para encontrar os assuntos do momento, afinal, muitas das conversas, trends e fofocas começam no Twitter. Assim como o Google Trends, o acesso é gratuito, basta ter uma conta na rede social.

TRENDS MAP

Print da ferramenta Trendsmap

Mais uma ferramenta ligada ao Twitter para pesquisar as trends do momento. A ferramenta é paga e em inglês, mas muito útil para quem precisa de presença forte na plataforma do passarinho azul.

ANSWER THE PUBLIC

Print do site Answer the Public

Essa ferramenta gratuita nos permite fazer busca por temas selecionando país e idioma. As respostas aparecem com vários gatilhos de pensamento: como, quando, onde, por que… A facilidade de criar conteúdo é bem maior a partir dele. E o mais legal, é gratuito e nos permite fazer download dos resultados.

ALSO ASKED

Print da ferramenta Also Asked

Assim como o Answer the Public, o Also Asked também permite fazer busca por temas selecionando país e idioma, trazendo respostas em forma de fluxograma que sempre podem aprofundar mais. Também permite download em formato de excel ou em imagem. Também é gratuito.

QUORA

Print do fórum Quora

O Quora é um fórum de perguntas e respostas mais variadas possível. É perfeito para criar conteúdos baseados em soluções de problemas, ajudando assim o público com uma relação de confiança e proximidade. Ele é gratuito, mas necessita de cadastro.

SOOVLE

Print da ferramenta Sloove

O Sloove é simples, você busca um termo e ele traz resultados das principais plataformas como Google, Wikipedia, Youtube e até Amazon. 

BLOG IDEAS GENERATOR

Print da ferramenta do HubSpot, Blog Ideas Generator

Sua marca tem um blog? Esse gerador do Hubspot é uma mão na roda para pensar em pautas e abastecer o blog. Algumas dessas ideias podem ser aproveitadas até mesmo para as redes sociais.

Confira também: 6 planilhas para quem trabalha com mídias sociais!

Ferramentas para organizar as ideias e o conteúdo

Além de pesquisar e pensar no conteúdo, é muito importante organizar essas ideias e também fazer um planejamento para entender quando e como esse material coletado vai ser utilizado. Sendo assim, temos aqui algumas plataformas com possibilidades gratuitas e pagas para fazer essa organização

TRELLO

Print da ferramenta Trello

Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que dá pra ser usado em equipe e também para gerenciamento de tarefas no geral. Além disso, pode ser integrado com outras ferramentas como Google Drive, Dropbox e Slack. Disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. É gratuito, mas possui melhorias com planos pagos.

ADOBE SPARK PLANNER

Print da ferramenta Adobe Spark Planner

Se você é do time de planejamento no papel, o Adobe Spark Planner tem várias opções de templates lindos e gratuitos para fazer download.

GOOGLE KEEP

Print do aplicativo Google Keep

O Google Keep é uma ferramenta de anotações e listas do Google. Assim como o Trello, está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. Gratuito, o Keep nos permite criar notas com imagens e áudios, além de permitir organizar com cores e marcadores.

NOTION

Print do aplicativo Notion

Ele vem sendo o queridinho de estudantes universitários e profissionais que não dispensam uma rotina produtiva. O Notion é um verdadeiro planner, onde você organiza e personaliza do jeito que preferir e achar necessário. Ele pode ser criado do zero ou com templates pré-configurados. Inclusive, sigam a Fahen Carvalho no Instagram, ela usa o Notion como ninguém!

ASANA

Print do aplicativo Asana

Conhecido como uma ferramenta para gestão de projetos, o Asana é usado por profissionais de agências pequenas e grandes. Permite criar listas ou cartões e também tem um fórum de discussão. Ele ainda possui versão para desktop e também aplicativos para Android e iOS, podendo ser usado na versão gratuita ou paga. 

EVERNOTE

Print do aplicativo Evernote

Bem parecido com o Trello, o Evernote é uma ferramenta que traz funcionalidades práticas e úteis para ajudar empreendedores e pessoas criativas a organizarem suas ideias e projetos. Também sincroniza com outras ferramentas como Google Drive, Microsoft Teams e Outlook Mail. Está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS.

Bom, com essas ferramentas, você já consegue buscar, planejar e estruturar diversos conteúdos. No próximo texto trarei dicas para te ajudar a escrever ainda melhor esses conteúdos e também criar as artes. Até lá!

Compartilhe:

Simone Bispo
Simone Bispo, 34 anos, publicitária e fotógrafa. Saiu da periferia recifense para apostar na carreira em São Paulo em 2017. Trabalhou em empresas e agências nas duas cidades como Analista de Social Media, Redatora e Community Manager. Atualmente, é Gerente de Conteúdo na VMLY&R Brasil atendendo Vivo após dois anos atendendo Casas Bahia e Ponto. Acompanhe a Simone: Instagram | Linkedin
1

Comentários