7 Dicas para produzir eBooks incríveis

Se você trabalha com Marketing Digital, deve saber que uma boa forma de conseguir leads e passar informação demonstrando autoridade, são os eBooks. Para te ajudar na produção destes materiais, selecionei algumas dicas, dá uma olhada:

1) Conheça o seu público

Antes de começar a produção, conheça quem irá ler o seu material. Faça pesquisas, leia outros eBooks, entenda a linguagem e o design que este público se identifica. Na verdade, este tópico é válido para qualquer âmbito da produção de conteúdo, se você trabalha com isto, não será tão difícil!

2) Comece primeiro, depois pesquise!

Esta dica é uma das mais preciosas! Basta a gente pensar: um eBook permanece salvo no computador de quem baixou e pode ser relido e analisado em todas as suas minúcias. Isso assusta as empresas, que temem que erros possam manchar sua credibilidade.
O resultado são pesquisas e mais pesquisas antes de começar o eBook.

O problema é que muitas vezes, ao pesquisarmos, damos voltas e mais voltas no mesmo lugar, fazendo com que a produção do conteúdo atrase e grande parte do que é estudado acaba passando longe de ser utilizado.
Acredite, é muito mais fácil começar e depois ir pesquisando conforme as dúvidas forem chegando. Comece separando os tópicos, e depois vá preenchendo o conteúdo de tópico por tópico. Sobrará tempo para revisar o conteúdo e pesquisar se o que você escreveu apresenta falhas ou se há algo a mais que valha a pena acrescentar. Começar vai te tirar da inércia, empolgar e delimitar seu campo de estudo, focando somente no que vai ser utilizado.

3) Escolha bem o título do eBook e trabalhe a Landing Page pensando em SEO

Um eBook tem boas chances de se tornar referência. Como esse tipo de material foge do tradicional e oferece um conteúdo muito mais denso e completo do que posts simples em blogs, por exemplo, também costuma receber mais links e compartilhamentos nas mídias sociais.
Isso tudo aumenta a chance de alcançar as primeiras posições no Google. Por isso, quando criar o título do eBook e a Landing Page para download, faça uma boa análise de palavras chave e escolha o que for relevante para o tema e para sua empresa.

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4) Crie uma Landing Page para seu eBook, que tenha como único foco o download

Lembre-se que o foco do eBook é que ele seja baixado pelos seus possíveis clientes. Coloque o download em um post no blog ou qualquer outra página que tenha muitas distrações vai diminuir muito a taxa de conversão. O ideal é que as páginas de download sejam sempre com visual mais clean, para que o usuário não disperse durante a navegação.

5) Se prepare para erros no PDF e teste diversas vezes

Caso sua empresa não utilize o conversor oficial da Adobe, existem grandes chances de aparecerem algumas falhas.
É muito comum os links não funcionarem e/ou as imagens ficarem borradas. Se isso não aconteceu, ainda não confie cegamente. Teste os diferentes sistemas operacionais. Pode haver diferenças entre Windows e Mac e é melhor que você perceba isso, não seu cliente.
Por isso, não deixe para converter o arquivo em cima da hora do lançamento.

6) Reaproveite o conteúdo em outros formatos

Sendo realistas, dificilmente sua empresa terá muitos fãs, daqueles que leem todos os posts por completo, seguem tudo no Twitter e Facebook, baixam eBooks e assistem todos os Webinars.
Não há problema algum você adaptar o conteúdo a outros formatos e reaproveitá-los. Um eBook pode ser quebrado e se transformar em vários posts no blog ou dicas no Twitter e Facebook. Os posts podem tornar-se capítulos de um eBook. Um conjunto de posts pode ser transformado em Webinar e assim por diante.
Sabemos que é difícil produzir conteúdo e quanto mais conseguirmos aproveitar daquilo que já foi feito, melhor.

7) Planeje a promoção

A promoção inicial do eBook é mais um fator chave no sucesso. Nosso primeiro passo ao lançar um novo eBook é a própria equipe compartilhar. Depois enviamos um e-mail para todos que já baixaram nossos materiais, que já nos conhecem e confiam e são mais propensos a compartilhar nosso conteúdo. Isto faz com que o seu conteúdo gere uma aprovação social e quem visitar a sua Landing Page verá que diversas pessoas gostaram do material, isto induz as outras pessoas a baixarem também. O trabalho é árduo, mas vale!

Agora você já sabe o que não pode deixar de fazer quando for colocar as mãos à obra! Boa sorte ;)

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