Creators em busca de uma rotina anti-esgotamento mental

O universo da criação de conteúdo nunca esteve tão insano, de viver e acompanhar. Se você trabalha com algum formato de conteúdo, blog, newsletter ou redes sociais, sabe do que eu estou falando. Se você consome conteúdo, vixe… você também sabe do que eu estou falando. É tanta coisa, tanta informação incrível, tanta criatividade, tanta fake news, tanta catástrofe…ufa! Fica difícil entender e filtrar o necessário. Qual é o conteúdo que realmente queremos acompanhar ou produzir? Com tantos estímulos, fica cada vez mais difícil.

Uma coisa é certa: a nossa rotina exige cada vez mais de nós. Precisamos ser mais rápidos, errar menos, fazer mais, precisa ser novo, diferente, viralizar, lançar tendência. A rotina se esgota, te esgota e você tem mais 5 conteúdos para tirar do papel. Mas calma aí, o que a rotina tem a ver com a criação de conteúdo? Bom, teoricamente nada… mas por aqui, tudo! 

Estes são os dois universos nos quais eu vou me aprofundar e compartilhar com você, o que eu sei, testei, li, ouvi e muito mais. Seja sobre rotina, produtividade, organização ou sobre estratégia, planejamento e redes sociais. Aqui, pretendo construir com você algumas reflexões sobre como podemos melhorar não só a técnica do nosso trabalho, mas também alguns pilares da vida, como: foco, atenção e organização. 

Precisamos de equilíbrio, e agora?

O esgotamento que os criadores de conteúdo estão enfrentando, pode ser um ponto de atenção para qualquer área da vida, todos nós corremos o risco de explodir por inúmeros motivos. O YouTube passou (e ainda passa) por uma grande onda de hiatos, onde criadores de conteúdo precisam parar de produzir, para cuidar da saúde mental e viver fora das câmeras. 

Para ler o texto abaixo, clique aqui.

Uma nova rotina precisa existir, não é uma escolha! 

A nova geração de creators chega com o tema “saúde mental” em pauta e com um novo olhar para cada plataforma. O TikTok cresce com uma nova proposta de algoritmo, que tudo indica ser mais “leve” que o YouTube, mas lembre-se: plataformas serão sempre plataformas, e cabe a cada um de nós cuidar do nosso esgotamento mental. 

A velocidade que as coisas acontecem no digital, acaba sendo insustentável aos que precisam acompanhar o ritmo. Dormir, descansar, se relacionar, trabalhar, ser feliz e ainda entregar bons resultados. A lista de tarefas é cada vez maior, junto com a sensação de que “não estou dando conta das coisas que deveria fazer com maestria”. Unir os temas produtividade e criação de conteúdo é essencial para que a gente não caia na grande armadilha que é acreditar que só a sua vida está um caos. 

Vale lembrar que em 2019, Susan Wojcicki, CEO do YouTube, publicou uma carta aos criadores de conteúdo, onde disse: 

Por último, gostaria de mencionar que continuamos a trabalhar para apoiar o seu bem-estar. Muitos de vocês compartilharam suas histórias sobre burnout e apreciamos sua honestidade. Queremos incentivá-lo a se cuidar e investir na recuperação.”

Saúde mental permanece em pauta

De acordo com pesquisa realizada ano passado pela WTW, na qual foram entrevistados representantes de empresas do setor de saúde, a expectativa é de que nos próximos 18 meses os transtornos mentais cresçam mais do que qualquer outro tipo, e gerem mais despesas.

O alerta também foi feito pela Organização Pan-americana de Saúde, que assegurou que “é preciso fortalecer as respostas de saúde mental à Covid-19 com apoio psicossocial”. O documento mostrou que quatro em cada dez brasileiros desenvolveram ansiedade no ano passado (2021). Clique aqui e leia mais! 

Você sabe, este papo não é de hoje, mas permanece igualmente importante. Em tempos onde precisamos mostrar o nosso trabalho, construir uma boa estratégia para os nossos clientes e ainda trabalhar a nossa marca pessoal, acaba ficando muito fácil abrir mão de coisas importantes e saudáveis da rotina. Por isso estou aqui, para unir essas duas conversas e te ajudar, de alguma forma a ter uma boa relação com a criação de conteúdo e também com a sua rotina. 

Produtividade é ter uma boa distribuição do seu tempo, em todas as tarefas que são importantes para você, sejam elas relacionadas ao trabalho, ou ficar assistindo vídeos do TikTok por 2h seguidas. Se é importante para você, não entra em discussão. Entender o que é importante, urgente, o que pode ser delegado e o que precisamos de ajuda para fazer, é essencial. Fica aí o nosso grande desafio: viver uma rotina legal, que faça sentido de acordo com o que você busca. 

Te espero nas próximas semanas!

É com este desafio que eu fico por aqui. Para encerrar, quero dizer que estou super feliz em assumir este espaço por aqui, como colunista. Sem dúvidas teremos boas reflexões para as próximas semanas. Nos vemos por aqui, em alguns dias, beleza? Até mais! 

Obs: se cuida! <3

Compartilhe:

Fahen Carvalho
Fahen é jornalista por formação, mas sua experiência profissional sempre teve relação com criação de conteúdo e relacionamento. Ela faz parte da equipe do Share e hoje enfrenta os desafios do setor de Customer Success. A capricorniana estuda sobre produtividade, fala sobre isso e não abre mão de fazer coisas legais para contribuir com a galera! Acompanhe a Fahen: Instagram | Linkedin
1

Comentários