Conhecendo mais o Google Trends

Se você trabalha com planejamento, criação de conteúdo e estratégia, o Google Trends é uma ferramenta gratuita que pode te ajudar demais! O Google Trends mede o interesse do público por determinados termos e assuntos, então, é possível descobrir como anda a busca por determinados termos, comparar termos e acompanhar buscas feitas em tempo real. É possível mapear e analisar buscar a partir de 2004, desde que o termo tenha sido pesquisado com uma certa relevância. 

Através do Google Trends é possível analisar tendências, mapear e planejar novos conteúdos, entender relevância de celebridades e influenciadores, entender como anda a busca por determinados assuntos e até mesmo serviços. Outro ponto positivo é a possibilidade de identificar a sazonalidade de certos termos/buscas, uma vez que o Google Trends faz a análise dos últimos doze meses. Mais um ponto positivo é que toda essa coleta de dados pode ser baixada.

Print da tela inicial da ferramenta Google Trends

Tendências de pesquisas diárias ou em tempo real

Uma das ferramentas mais legais do Google Trends é a busca por pesquisas tanto em tempo real quanto dos três últimos dias. Ela vem atrelada com as principais matérias relacionadas sobre esses termos, além de trazer dados numéricos sobre essas pesquisas. Outro ponto legal, é a possibilidade de filtrar os termos mais buscados também em outros países, permitindo assim, ter uma visão de tendência de buscas mundiais.

Print da área de principais pesquisas da ferramenta Google Trends

Maiores pesquisas por ano

Esse recurso do Google Trends fornece as principais pesquisas realizadas no ano. Basta selecionar qual ano você deseja analisar. Para encontrar esse recurso, basta abrir o menu e selecionar a opção “Pesquisas do ano”. Esses resultados também podem ser exibidos de acordo com diversas categorias. Algumas das principais categorias apresentadas são: acontecimentos, beleza, filmes, séries, campeonatos, personalidades, mortes, games, como fazer, o que é e receitas.

Print do resultado de pesquisa do ano na ferramenta Google Trends

Inscrição para receber alertas sobre eventos relevante

Na aba “Inscrições” do menu, é possível receber e-mails diários das principais pesquisas e dos itens mais pesquisados. A ferramenta fornece opções de disparos diários, semanais e mensais e ajuda muito a fazer mapeamentos. Eu recebo disparos diários e semanais com os principais assuntos comentados e buscados. Ajuda bastante na criação de conteúdos de oportunidade para o Twitter, por exemplo.

Print da aba "Inscrições" na ferramenta Google Trends

Agora que você conhece um pouco mais o Google Trends, espero que ele te ajude a criar conteúdos e projetos incríveis. E se quiser conhecer um pouco mais sobre alguma ferramenta que já falamos aqui, escreva pra gente!

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Simone Bispo
Simone Bispo, 34 anos, publicitária e fotógrafa. Saiu da periferia recifense para apostar na carreira em São Paulo em 2017. Trabalhou em empresas e agências nas duas cidades como Analista de Social Media, Redatora e Community Manager. Atualmente, é Gerente de Conteúdo na VMLY&R Brasil atendendo Vivo após dois anos atendendo Casas Bahia e Ponto. Acompanhe a Simone: Instagram | Linkedin
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