Sabe aquele texto mega bacanudo que você escreveu há um tempo atrás e que foi sucesso no seu blog? É claro que você deve ter um baita orgulho dele, quem não teria?! E, provavelmente, você gostaria que mais e mais pessoas pudessem ler e compartilhar. Só que tem um probleminha: ele está esquecido, indexado nas últimas páginas do site. Aí você se pergunta “O que fazer para reverter essa situação? Para tudo na vida há um jeito, inclusive, para estes casos. A solução na verdade pode ser uma coisa bem simples chamada: reutilização de conteúdo.

Esse reaproveitamento nada mais é do que pegar um artigo antigo do seu blog e dar uma segunda chance para ele, seja oferecendo uma nova roupagem, introduzindo diferentes imagens e, melhorando as palavras chaves, ou fazendo uma reformulação para que ele possa ser utilizado em outros canais.

Tá, mas o que eu ganho com essa reutilização de conteúdo?

Tempo, amigo! Ao reutilizar um conteúdo você estará economizando esse importante e escasso recurso. Isso porque ao invés de perder horas pensando em novos textos originais, fazendo pesquisas de conteúdo, basta pegar um artigo da sua base que já está pronto.

Além disso você estará favorecendo o SEO, fortalecendo a influência e a autoridade da marca em determinado assunto.

Como fazer?

Nem todos os assuntos podem ser relevantes para o seu público a ponto de precisarem ser reutilizados. Portanto, o primeiro passo é pesquisar no seu Google Analytics quais os posts foram mais acessados ou no Google Trends os termos mais pesquisados. Assim você aumenta as chances desse conteúdo reutilizado receber muitas visitas.

Em quais formatos posso reutilizar meu conteúdo?

Se a maior parte do seu conteúdo antigo está em formato de texto no seu site ou blog, uma alternativa é transformá-lo em formatos. Essa é uma maneira simples de aumentar abrangência e presença na web. Vamos ver alguns dos formatos mais populares, que você pode explorar ao criar a sua estratégia de reutilização de conteúdo.

dispositivos móveis para a reutilização de contedúdo

Vídeo

Vídeos são a grande tendência do marketing digital. Mas se você não é do tipo que domina as técnicas de filmagem, que tal converter o conteúdo em slides? Ou ainda, configure a sua câmera e simplesmente destaque as partes mais importantes do seu post, tecendo comentários e críticas.

Infográficos

O objetivo do infográfico é ajudar as pessoas a digerirem a informação de forma mais rápida e lúdica. Então se você tem um conteúdo mega extenso vale a pena dissecá-lo e construí um infográfico para deixa-lo mais visual.

Se você não manja dos paranauê,existem sites como o Piktochart que permitem com que você faça isso com mais facilidade.

E-books

Se você procurando se estabelecer como autoridade em algum assunto, os e-books são ideias. Além disso este formato permite que você se aprofunde em determinados temas. Então Se você possui diversos posts sobre um única temática, que tal reunir todos eles em um e-book?

Dica importante: sempre que você reutilizar um conteúdo divulgue como destaque no blog para que todos vejam.

 

Talvez você possa gostar